Evento comemorativo foi realizado no último domingo
O registro está feito. Os 100 anos de história da comunidade de Zonalta, interior de Piratuba, foram marcados com um evento especial no último domingo, dia 16. Uma festa organizada pelos moradores e pela Fundação de Cultura do município registrou o centenário de colonização do local.
A programação iniciou pela manhã com Procissão e Missa. Em seguida o ato solene homenageou representantes de entidades, ex-moradores e residentes atuais. Ao som da Banda Municipal os presentes cantaram “parabéns” à comunidade. A festa ainda contou com almoço e matinê.
A história da comunidade foi contada através de depoimentos dos mais antigos, que relataram que os primeiros moradores chegaram em Zonalta em 1915, oriundos das regiões de Taquari e Montenegro, RS. O presidente da Associação da Cultura Cabocla de Piratuba, Normélio de Vargas, lembrou épocas passadas ao discursar. Destacou que o trabalho dos pioneiros, que abriram as primeiras “picadas” no local e o das famílias que foram se instalando e fizeram de Zonalta uma terra produtiva. A moradora mais antiga da comunidade, a idosa Tereza Thomé Zini, que completa 90 anos em outubro deste ano, também foi homenageada. A filha foi quem recebeu as flores no palco, que simbolizaram a valorização do trabalho dos primeiros residentes. “Uma homenagem muito justa, Zonalta realmente merece, pois as famílias que já passaram por aqui e as que ainda residem, contribuíram para que a comunidade chegasse ao centenário desta forma, bem estruturada e organizada. Todos que de alguma forma contribuíram com Zonalta, estão de parabéns”, destaca o prefeito Claudirlei Dorini.
A professora aposentada Nilva Regalin, que lecionou por 20 anos na comunidade, conta que aguardava ansiosa pela cerimônia dos 100 anos. “Sempre falava da história de Zonalta para os alunos e dizia que em 2015 nossa comunidade teria que ter um evento para comemorar o centenário. Para minha alegria, hoje estamos aqui, registrando este marco de 100 anos. Tenho orgulho dessa terra e der feito parte desta história”, comemora ela.