Além de proteger as crianças contra a pólio, a campanha servirá para atualizar toda a caderneta
“Você é o protetor do seu filho” é o slogan da Campanha Nacional da Vacinação contra a Poliomielite e da Campanha de Multivacinação, que serão realizadas no período de 15 a 31 de agosto. Todas as crianças com idade de seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias deverão ser levadas a um posto de saúde para receber a proteção contra a pólio e também para verificar se as demais vacinas estão em dia.
As vacinas são totalmente gratuitas e no caso da pólio as crianças vão receber apenas duas gotinhas. A enfermeira responsável pela Unidade Sanitária, Genair Bogoni, explica que é muito importante que os pais fiquem atentos às campanhas e garantam a proteção à saúde das crianças.
No próximo sábado, 15 de agosto, vai ser realizado o Dia D de Vacinação. A orientação é para que os pais aproveitem este dia, já que o atendimento será mais rápido. Genair ressalta que no sábado as equipes estarão trabalhando apenas na imunização das crianças. As 14 salas de vacinas da cidade e dos 5 distritos de Concórdia estarão abertas das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia.
Sobre a poliomielite
A poliomielite ou paralisia infantil é uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro clássico de paralisia flácida de início súbito. Normalmente atinge os membros inferiores de forma assimétrica. A pólio foi de alta incidência no Brasil em outras épocas e deixou centenas de pessoas com deficiência física. Desde 1989 o país não registra casos de pólio, mas a vacinação permanece para evitar que a doença volte a causar danos à saúde dos brasileiros.
A vacina oral contra a paralisia infantil é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a única vacina capaz de viabilizar a erradicação global da doença. Em Concórdia, a meta é proteger 3.796 crianças.