Ato acontece em Brasília durante esta quarta-feira, 5 de agosto
O prefeito de Concórdia, João Girardi, participa na manhã desta quarta-feira, 5 de agosto, da Mobilização Municipalista Permanente em Brasília, representando a Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense (AMAUC). O evento acontece no auditório da Câmara dos Deputados. Na pauta estão pedidos para que o governo federal repasse mais recursos aos municípios.
O ato de mobilização é organizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). O objetivo é lutar para que o governo federal repasse mais dinheiro para manter os programas prioritários em áreas de saúde (estratégia da saúde da família, vigilância sanitária, medicamentos), educação (Fundeb, merenda escolar, transporte escolar), e outros.
Entre os pedidos também está o aumento do repasse do Fundo Municipal dos Municípios (FPM). Os prefeitos ainda querem a confirmação do aumento de 1% ao FPM, que foi acordado em 2014. Ficou acertado que esse pagamento seria dividido em duas parcelas iguais, sendo uma paga em julho de 2015 e outra em julho de 2016.
A mobilização acontece durante todo o dia. Estão agendadas para a tarde uma audiência com o presidente do Senado, Renan Calheiros, e outra com o vice-presidente da República, Michel Temer. Neste mesmo horário o prefeito João Girardi estará em reunião com o ministro dos Transportes, para reforçar o pedido que o trecho da BR 153 que vai de Irani à divisa com o Rio Grande do Sul seja mantido no Programa de Exploração de Rodovias.