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Concórdia se mobiliza contra a exclusão de trecho da BR 153

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Proposta da ANTT é retirar trajeto entre Irani e divisa de SC com RS do Programa de Exploração de Rodovias

 

A Administração de Concórdia, Associação Empresarial, Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Câmara de Vereadores manifestaram, através de seus representantes, posição contrária à exclusão do trecho da BR 153 entre Irani e a divisa de Santa Catarina com o Rio Grande do Sul do Programa de Exploração de Rodovias. A proposta foi apresentada na Audiência Pública realizada nesta quinta-feira, 23, em Chapecó, como parte dos procedimentos metodológicos da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Segundo a agência, a retirada do trecho reduziria o valor médio dos pedágios que serão cobrados ao longo da concessão.

 

Para defender a posição de Concórdia, o prefeito João Girardi decidiu enviar uma delegação a Curitiba para a segunda Audiência Pública sobre o assunto, que será realizada nesta sexta-feira, dia 24, em Curitiba, no Paraná, a partir das 13h. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Clélio Ivo Dal Piaz, representará o governo municipal;  Sérgio Radin viajará em nome da Associação Empresarial, e pelo setor de transportes de cargas irá participar o presidente do Setcom, Paulo Simioni.

 

“Não podemos aceitar a proposta de exclusão porque, apesar da cobrança de pedágio, é uma oportunidade de modernização do principal sistema viário que atende Concórdia e a região”, desta o secretário de Desenvolvimento de Concórdia. O empresário Paulo Simioni entende que “excluir esse trecho é mudar as regras com o jogo andando, com o que nós não concordamos”.  Sérgio Radin, diretor da ACIC, lembra que a luta pela inclusão do trecho da BR 153 que atende Concórdia vem de longa data. Um dos resultados esperados com a concessão é a implantação de vias marginais (paralelas) à rodovia para facilitar a ampliação econômica.

 

 

Propostas

Na Audiência Pública em Chapecó, as lideranças de Concórdia protocolaram mais três sugestões: a construção de um trevo completo (com passagem em dois níveis) para o acesso à cidade; a mudança do Praça de Pedágio do KM 90,5 para o KM 84 ou para o KM 112; e a inclusão de vias marginais em toda área urbana ao longo da SC 153 em Concórdia, que vai do KM 89 ao KM 112.