Casas foram destruídas, pontes arrancadas e danificadas e aulas foram suspensas até a sexta-feira, dia 17.
A Prefeitura de Arabutã, com apoio dos técnicos da Defesa Civil, decidiu cancelar as aulas no Município até a próxima sexta-feira, dia 17, por questões de segurança. As medidas estão sendo tomadas devido aos problemas registrados em estradas do interior. De acordo com o prefeito Jackson Patzlaff, a preocupação é com o transporte dos alunos que dependem do serviço.
“Muitas barreiras caíram em comunidades do interior. Nesse sentido, estamos suspendendo as aulas para que possamos retirar o material da estrada para que o ônibus tenha condições de passar”, explica. A creche do Município estará em funcionamento a partir de amanhã.
Na área central de Arabutã uma ponte foi arrancada com a força da água. A ponte dá acesso ao bairro Nicolau Petry. Toda a estrutura acabou sendo arrancada com a força da água e os levantamentos ainda estão sendo feitos visando decretar situação de emergência na cidade.
No interior os estragos são significativos em Arabutã. Os levantamentos preliminares apontam que 10 pontes tiveram danos, principalmente nas cabeceiras. Uma segunda ponte foi arrancada por completo na região da comunidade de Beira Rio. Algumas comunidades estão com dificuldades de acesso a Linha Schnack está isolada.
Em Canhada Grande, 10 casas foram atingidas pela água do rio que atravessa a comunidade. Três tiveram danos elevados com a estrutura comprometida. Dois veículos também foram levados pela água e ainda não foram localizados. “Estamos com várias equipes trabalhando e tentando o mais rápido possível restabelecer os pontos com maior problema em Arabutã”, reitera.
Decreto de Emergência
O prefeito Jackson Patzlaff está nas próximas horas encaminhando à Defesa Civil Estadual toda a documentação referente ao Decreto de Situação Emergência. “Pelos primeiros levantamentos os estragos contabilizam um volume grande de prejuízo financeiro”, revela. O prefeito reitera que está com todas as equipes no campo para atender as demandas e regularizar os mais de 10 pontos também com deslizamentos de terra e entupimento de bueiros. Mais fotos no site www.arabuta.sc.gov.br