Diariamente são atendidas em média 300 pessoas, que tem acesso a cerca de 201 tipos de medicamentos.
Inaugurada em 29 de maio deste ano, a nova Farmácia Municipal, que fica na rua Leonel Mosele, no andar térreo do prédio da Associação de Veteranos, agilizou o atendimento à população de Concórdia. Quando a Farmácia funcionava junto à Policlínica, eram atendidas em média 250 pessoas por dia. Atualmente, com a nova estrutura e algumas mudanças no sistema de prestação do serviço, o atendimento diário é de aproximadamente 300 pessoas. No período de entrega dos medicamentos que são fornecidos pelo governo do Estado são atendidas até 600 pessoas por dia.
A moradora do bairro Jardim Ana Maria Ramos, 67 anos, usa com frequência os serviços da Farmácia Municipal. Ela comenta que está satisfeita com a nova estrutura. “Está bem melhor e o atendimento é mais rápido”, afirma Ana Maria.
A técnica em Enfermagem Sandra Sulenta, que trabalha na Farmácia Municipal há 10 anos, diz que a nova estrutura também facilitou a rotina dos servidores. “O espaço físico melhorou muito, estamos em mais funcionários e o ambiente é confortável”, destaca Sandra. Ela ainda comenta que as reclamações diminuíram, o que tem evitado o estresse dos servidores.
O secretário municipal da Saúde, Alessandro Vernize, também faz uma avaliação positiva das mudanças. “A população está mais satisfeita e algumas adequações melhoraram o fluxo do atendimento”, destaca. Antes dos usuários se dirigirem aos guichês de entrega de medicamentos, é realizada uma triagem. Se o medicamento receitado estiver em falta, ele recebe esta informação imediatamente, sem aguardar na fila.
Vernize ainda comenta que a mudança da Farmácia Municipal também teve reflexos positivos na Policlínica. O secretário ressalta que a marcação de consultas reduziu significativamente. “Como a Farmácia funcionava no mesmo local de agendamento, muitas vezes as consultas eram marcadas pela oportunidade de estar ali e, depois, os usuários nem compareciam para o atendimento médico”, relata.
Números de medicamentos
A Farmácia Municipal disponibiliza à população concordiense cerca de 201 tipos de medicamentos. A Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename) determina que o Município disponibilize aos cidadãos 66 itens obrigatórios. Em Concórdia, a Secretaria Municipal da Saúde fornece um número três vezes maior que o exigido pela Rename para beneficiar a população.