Solução de engenharia foi apresentada pelos profissionais das empresas MPB e Macaferri
O serviço de concretagem na barragem de contenção de cheias de Concórdia, localizada no Parque de Exposições, foi concluído nesta sexta-feira, três de julho. A fenda que foi aberta na lateral da barragem, devido ao grande volume de chuva dos dias 13 e 14 de junho, foi fechado com concreto e pedras.
O secretário municipal de Urbanismo e Obras, Mauri Maran, explica que a concretagem foi realizada em três etapas e foram usados 80 m3 de pedras e 136 m3 de concreto. Os serviços foram executados pela equipe da Prefeitura de Concórdia.
A diretora de Engenharia, Marilu Matiello, ressalta que além de fechar a fenda, também foi realizado um engastamento na lateral onde a água abriu a fenda, ou seja, foram escavados dois metros do barranco para a colocação de concreto. A solução foi apresentada pelos engenheiros da MPB Engenharia, empresa que elaborou o Plano de Contenção de Cheias de Concórdia e o projeto de execução da barragem, e da Macaferri, empresa que forneceu os gabiões para a construção da barragem.
Marilu detalha que o objetivo da concretagem com o engastamento é evitar que a água forme uma nova erosão no barranco. Em 23 de junho uma equipe de profissionais da MPB Engenharia, Maccaferri e Décio Pacheco Engenharia (empresa que construiu a barragem) estiveram em Concórdia para fazer uma vistoria na obra. Na ocasião, o engenheiro André Labanowski, que foi o responsável pela elaboração do projeto da construção da barragem, reforçou que a barragem é 100% segura.
Labanowski ainda destacou que os 153 milímetros de água registrados em 24 horas, das 17h20 do sábado, dia 13, às 17h20 do domingo, 14, foi a maior dos últimos 60 anos. Segundo o engenheiro, sem a barragem de contenção de cheias, a ocorrência de 100 milímetros de chuva seria suficiente para alagar o centro de Concórdia.