Importância da saúde preventiva foi destacada durante abertura do evento
Mobilizar e estabelecer diálogos com a sociedade brasileira acerca do direito à saúde, fortalecer a participação e o controle social do SUS, avaliar a situação de saúde com elaboração de propostas e aprofundar o debate sobre as reformas necessárias, são alguns dos objetivos da 9ª Conferência Municipal de Saúde de Concórdia, que acontece nesta quinta-feira, dia 2, no auditório do Centro de Eventos, até às 17h.
O público de mais de 200 inscritos, irá discutir e elaborar propostas para a Conferência Estadual sobre o tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro”. O vice-prefeito Neuri Santhier, destaca a importância dos atos de prevenção na saúde pública em Concórdia. “Nossas equipes das Estratégias da Saúde da Família se dedicam ao trabalho de saúde preventiva, que é muito mais seguro e apresenta mais resultados positivos à população”, comenta Santhier, que lembra ainda, que muitos dos avanços na área da saúde, foram conquistados através da realização das conferências, com a participação da sociedade.
O secretário municipal de Saúde, Alessandro Vernize, reforça que uma das prioridades das equipes da saúde são os trabalhos primários, a atenção básica à saúde, justamente para evitar o aparecimento de patologias e não somente trata-las. “Estamos muito felizes com a grande participação da população, dessa forma podemos compartilhar ideias e elaborar boas propostas para colocarmos em prática, sempre visando melhorar ainda mais a saúde da nossa população”, afirma Vernize.
A programação da Conferência segue com a palestra do professor Flavio Magajewski, médico, mestre em Administração e Políticas Governamentais, doutor em Engenharia de Produção e especialista em Medicina do Trabalho. O palestrante Henrique Ludwigo Deckamann, que tem grande experiência em saúde pública, também irá falar sobre o tema. No período vespertino acontecem os trabalhos em grupos, plenárias com a apresentação e deliberação das propostas e a escolha dos delegados das entidades que representarão o Conselho Municipal de Saúde.