Sugestões serão encaminhadas à Conferência Estadual
Representantes de entidades, prestadores de serviço e trabalhadores da saúde, integrantes do Conselho Municipal, autoridades e munícipes da cidade e do interior marcaram presença na 5ª Conferência da Saúde realizada em Piratuba na sexta-feira, dia 26. O encontro, que aconteceu no Centro de Eventos, avaliou, discutiu e levantou sugestões para a saúde pública, que serão apresentadas na Conferência Estadual.
Os participantes contaram com uma palestra que tratou da “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro”. Em seguida os 120 presentes foram divididos em grupos, onde discutiram os temas do Direito à Saúde, Participação Social, Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde, Gestão do SUS, entre outros. “Foi a maior Conferência já realizada aqui, em termos de participação. Observamos que a população realmente tem se envolvido e colaborado. O evento não contou apenas com autoridades, servidores ou representantes de entidades, tivemos a presença da população em geral, tanto da cidade, como do interior”, relata o secretário da Saúde de Piratuba, Ladi Cowacicz.
Após a discussão dos temas cada equipe apresentou suas propostas, que agora serão encaminhadas para a Conferência Estadual, que deve ser realizada em agosto.
Algumas das sugestões de Piratuba:
*A busca de recursos para aplicação em programas de Saúde.
*Revisão dos valores repassado pelo Governo Federal ao SUS
*Ampliação de cotas regionais para a realização de exames e procedimentos de especialidades.
* Priorização de programas de prevenção à doenças.
*Instalação de Policlínicas Regionais
*Garantia de recursos para a aquisição de medicamentos.