Equipe de profissionais que planejaram e construíram a obras estiveram em Concórdia nesta terça-feira
Uma equipe de engenheiros de três empresas que prestaram serviço na elaboração de projetos e na construção da barragem de contenção de cheias estiveram em Concórdia nesta terça-feira, 23 de junho. Eles fizeram uma visita ao local e apontaram a solução para resolver o extravasamento de água que ocorreu em uma das laterais da barragem durante a chuva do domingo, dia 14 de junho. O engenheiro André Labanowski, que é o responsável pela elaboração do projeto da construção da barragem, diz que a barragem é 100% segura. “Ela foi projetada para suportar todo o peso da água”, afirma.
O engenheiro da Maccaferri, empresa que forneceu os gabiões, Gerardo Fracassi, diz que o que ocorreu na lateral da barragem foi uma erosão. “Em nenhum momento a segurança da barragem foi ameaçada. Também não temos previsão da ocorrência de problemas futuros”, enfatiza.
Labanowski ainda destaca que os 153 milímetros de água registrados em 24 horas, das 17h20 do sábado, dia 13, às 17h20 do domingo, 14, foi a maior dos últimos 60 anos. “A última chuva tão intensa neste intervalo de tempo ocorreu em 1955, com 150 milímetros”, relata. Segundo o engenheiro, sem a barragem de contenção de cheias, a ocorrência de 100 milímetros de chuva é suficiente para alagar o centro de Concórdia.
O próximo passo será tapar a fenda que abriu na lateral na barragem, o que deverá ocorrer nos próximos dias. “É um trabalho bem simples de se fazer”, afirma o engenheiro Adroaldo Borges, da empresa Maccaferri.
Uma equipe de profissionais fez uma visita à barragem de contenção de cheias na manhã desta terça-feira. Estiveram em Concórdia os engenheiros da MPB Engenharia, empresa que elaborou o plano de contenção de cheias e desenvolveu o projeto executivo da barragem, André Labanowski e Valmir Antunes da Silva. Os engenheiros da Maccaferri (empresa que forneceu os gabiões à executora da obra), Adroaldo Borges Júnior e Gerardo Fracassi, e o engenheiro da Décio Pacheco Engenharia, empresa que construiu a barragem, José Francisco Toni. Eles foram acompanhados pelo vice-prefeito de Concórdia, Neuri Santhier, pelo secretário de Urbanismo e Obras, Mauri Maran, pela diretora de Obras, Marilu Mattiello, e pela engenheira Regina Fornari.