You are currently viewing Concórdia terá estudo de viabilidade técnica e econômica do sistema de abastecimento de água

Concórdia terá estudo de viabilidade técnica e econômica do sistema de abastecimento de água

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Ordem de Serviço foi entregue à empresa Ampla Consultoria e Planejamento na manhã desta terça-feira

A Administração Municipal de Concórdia contratou um Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica dos Sistemas de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Município. O prefeito de Concórdia, João Girardi, entregou a ordem de serviço na manhã desta terça-feira, 16 de junho, à empresa Ampla Consultoria e Planejamento, de Florianópolis, que terá prazo de 120 dias para elaborar o estudo. O investimento é de R$ 48,8 mil.

O prefeito Girardi ressalta que a contratação deste estudo é um compromisso assumido com a sociedade concordiense. “Precisamos de informações seguras para melhorar a prestação de serviço à nossa população”, argumenta. O secretário de Urbanismo e Obras, Mauri Maran, pontua que este documento fornecerá dados que vão nortear decisões futuras.

O vice-prefeito Neuri Santhier enfatiza que as informações deste estudo vão dar embasamento técnico para definir os destinos do sistema de abastecimento de água e tratamento de esgoto no Município. “Precisamos trabalhar com projetos e dados concretos. Esse documento nos mostrará com detalhes qual é a real situação da Casan em Concórdia”, afirma. Santhier ainda destaca que depois que a Administração Municipal receber o estudo, irá debater com as entidades e com a população se a concessão à Casan deve ser mantida, se o serviço será municipalizado ou se a melhor alternativa vai ser criar uma gestão compartilhada.

A equipe técnica da empresa Ampla Consultoria e Planejamento já está trabalhando em Concórdia. O engenheiro sanitarista e ambiental, Paulo Vila, detalha que o estudo fará uma projeção para os próximos 30 anos. A Ampla Consultoria e Planejamento possui experiência nesta área e já realizou esses estudos em municípios como Maringá, Erechim, Jaraguá do Sul, Canoinhas, Porto União, Porto Velho e outros.

 

Detalhes do estudo

 

O estudo vai mostrar uma análise detalhada sobre a situação financeira da Casan (receitas e despesas), qualificação da mão de obra e necessidade de investimentos. O documento também irá nortear se vai ser mais viável financeiramente fazer concessão do sistema de abastecimento de água e tratamento de esgoto, criação de uma autarquia municipal ou gestão compartilhada. Serão apresentados os pontos positivos, negativos, dificuldades e riscos de cada um dos modelos apontados.

 

 

 

ACIC e CDL são favoráveis a elaboração do estudo

 

A Associação Empresarial de Concórdia (ACIC) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) aprovaram a contratação deste estudo. O empresário Alberto Stringhini, que representou a ACIC no ato de assinatura da Ordem de Serviço, parabenizou a Administração Municipal pela iniciativa. “Fico feliz em saber que vamos realizar um estudo pensando no futuro. Precisamos saber qual é a real situação, com fatos e dados”, enfatiza. O representante da CDL, o empresário Jair Krakecker, diz que a entidade apoia a iniciativa. “É um sonho de toda a população concordiense ter água limpa nos rios e nas torneiras”, frisa.