You are currently viewing CMDS aprova a elaboração de um Plano Diretor para uso e ocupação do lago

CMDS aprova a elaboração de um Plano Diretor para uso e ocupação do lago

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Objetivo do documento será legalizar as áreas e dar condições para se viabilizar empreendimentos

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável (CMDS) aprovou na reunião realizada na manhã desta terça-feira, 2 de junho, a elaboração de um Plano Diretor para ordenar a ocupação e o uso do Lago da Usina Hidrelétrica de Itá. Uma equipe técnica da Administração Municipal está elaborando o Termo de Referência, que ficará pronto no decorrer de junho. Depois disso, o próximo passo será encaminhar o processo de licitação para contratar a empresa que fará o estudo para obter as informações fundamentais à elaboração do documento.

Como ainda não há nenhum Plano Diretor semelhante ao que será necessário fazer em Concórdia, a elaboração do Termo de Referência é bastante trabalhosa, e requer muitas análises e debates. “Queremos fazer algo bem planejado, já que nosso objetivo é dar condições para se trabalhar as potencialidades econômicas e turísticas no entorno do logo”, afirma o presidente do CMDS e vice-prefeito de Concórdia, Neuri Santhier. Durante a reunião desta manhã o empresário Josemar Sartoretto e o vereador Vilmar Comassetto falaram aos conselheiros sobre as experiências de ocupação da entorno do lago que são realizadas em outros municípios. “Atualmente, muitos empreendimentos estão deixando de ser instalados aqui por falta de segurança jurídica”, destaca o vereador.

A elaboração de um Plano Diretor à região do lago é um pedido da comunidade. O objetivo do documento será regulamentar os inúmeros terrenos já ocupados no entorno e oferecer a possibilidade de atrair investimentos econômicos. “Queremos que a comunidade possa usufruir das potencialidades que o lago oferece, seja na área social, cultural ou econômica”, destaca o presidente do CMDS, Neuri Santhier.