You are currently viewing Discutir os Direitos Humanos de forma integrada é um desafio para a gestão pública

Discutir os Direitos Humanos de forma integrada é um desafio para a gestão pública

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Conferência Municipal Conjunta dos Direitos da Criança, Adolescente, Idosos e da Pessoa com Deficiência ocorre nos dias 26 e 27 de maio

A comunidade de Concórdia irá debater o tema Direitos Humanos nesta terça-feira, 26, e amanhã, 27, com a realização da Conferência Municipal Conjunta dos Direitos da Criança, Adolescente, Idosos e da Pessoa com Deficiência. A programação iniciou na manhã de hoje e é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Habitação, em parceria com os três conselhos. A novidade deste ano é que a Conferência é realizada de forma integrada, o que ainda é um desafio para os gestores públicos do Brasil.

O evento reúne especialistas no assunto, representantes de entidades, conselheiros e a comunidade em geral. O consultor da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos, o mestre em Sociologia Política, Célio Vanderlei Moraes, destaca que Concórdia é um dos poucos municípios do país que aceitou o desafio do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) para realizar a Conferência de forma integrada. “Isso mostra que em Concórdia os Conselhos estão discutindo políticas públicas de verdade, e não apenas fazendo despachos formais”, afirma o consultor.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Natalia Silveira de Lima, diz que os espaços democráticos são muito importantes. “É uma oportunidade para a sociedade civil ter voz e monitorar as políticas públicas. Queremos criar propostas organizadas de forma consciente, para que cheguem até a Conferência Nacional”, afirma.

O secretário de Desenvolvimento Social, Cidadania e Habitação, Lauri Garbossa, agradeceu o envolvimento da equipe e dos conselheiros na organização da Conferência. “O maior patrimônio do nosso município são as pessoas e queremos evoluir cada vez mais na prestação dos serviços públicos”, destaca.

A Conferência dos dias 26 e 27 servirá para elencar propostas para fortalecer as políticas públicas para a Criança, Adolescente, Idosos e da Pessoa com Deficiência, que serão levadas à Conferência Estadual, no mês de agosto.

 

 

Programação

 – Dia 26 de maio

8h: Credenciamento;

8h30: Abertura;

9h: Aprovação do Regimento Interno da Conferência;

10h: Palestra “Promoção e Fortalecimento das Políticas Criança, Adolescente, Idoso e Pessoa com Deficiência”;

11h: Conferências temáticas: Criança e Adolescente; Idoso; Pessoa com Deficiência;

13h30 às 17h: Trabalhos em grupo.

 

– Dia 27 de maio

8h: Plenária Conferências Temáticas;

10h: Plenária Conferência Municipal Conjunta;

11h30: Intervalo para almoço;

13h30: Escolha dos delegados;

15h: Encaminhamentos finais;

16h: Encerramento.