You are currently viewing Seis países participam do Festival Sul-Americano de Dança Folclore e Tradição em Piratuba

Seis países participam do Festival Sul-Americano de Dança Folclore e Tradição em Piratuba

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

O evento foi realizado na última segunda-feira no Centro de Eventos 

Quem compareceu no Centro de Eventos de Piratuba na noite da última segunda-feira, dia 25, acompanhou um espetáculo de diferentes povos. Através da dança, duplas e trios de seis países mostraram a variedade cultural e a tradição de cada local. 

O Festival é promovido pela Universidade de Passo Fundo – UPF – e foi realizado no município de Piratuba através da parceria entre a Fundação de Cultura e Associação de Hotéis. Toda a programação foi gratuita ao público. “Receber um evento internacional é realmente uma oportunidade. Conheço Piratuba há mais de 10 anos, pois participo do Festival de Dança da Terceira Idade aqui e sabíamos que seria um ótimo lugar para o Sul-Americano, pois a estrutura é excelente, conta o professor da UPF e coordenador do Festival, Luis Gistavo Maias. “Conversando com a Solange, decidimos trazer o evento pra cá, e o resultado foi ótimo. Além de mostrar a cultura para Piratuba, mostramos Piratuba para seis países e todos já adiantaram que voltam pra cá”, ressalta Maias. 

Representantes da Costa Rica, Equador, México, Argentina, Colômbia e do Peru estiveram no palco. Cada país fez duas apresentações, todas muito aplaudidas pelo público que lotou o Centro de Eventos. “É um evento internacional, inédito e que entra na história do nosso município. Os piratubenses perceberam a valor deste Festival e compareceram, lotaram o Centro de Eventos em plena segunda-feira. Foi realmente um show”, avalia a diretora de Cultura de Piratuba, Solange Hachmann. “Além de dar suporte às atividades culturais da nossa cidade, nossa função também é promover eventos que oportunizam o conhecimento da história, costumes e tradições de outras culturas”, comenta.

As atividades iniciaram já durante o dia, quando os bailarinos e coreógrafos realizaram oficinas com alunos das escolas do município. Eles abordaram os estilos de dança, a cultura e o folclore de cada país. Os visitantes também aproveitaram para conhecer os atrativos turísticos de Piratuba.