Campanha de imunização contra a gripe segue até o dia 22 de maio
A procura pela vacina contra a gripe em Concórdia está sendo bastante positiva. Enquanto no Estado de Santa Catarina foram imunizados 50% dos grupos prioritários, em Concórdia já se atingiu 76%. A Campanha Nacional de Vacinação iniciou no dia 4 de maio e segue até a sexta-feira, 22 de maio.
A enfermeira responsável pelo setor de vacinas da unidade sanitária central, Ieda Schumann, comenta que a meta é proteger contra a gripe 80% das pessoas que fazem parte dos grupos prioritários. “A procura pelas vacinas está muito boa em todas as nossas unidades e estamos trabalhando bastante na divulgação”, afirma a enfermeira.
Os grupos prioritários que podem fazer a vacina gratuitamente na rede pública de saúde são as crianças de seis meses a cinco anos incompletos, pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram bebê há 45 dias), trabalhadores da saúde, presidiários e agentes prisionais. Os portadores de comorbidades também têm direito à vacina de graça, mas não somam nas estatísticas do Ministério da Saúde.
Nesta semana a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) emitiu uma nota técnica demonstrando a preocupação com a baixa adesão à campanha no Estado. “O objetivo é reduzir as complicações, internações e mortalidade decorrente das infecções pelo vírus influenza, na população alvo para vacinação. Portanto é fundamental que as pessoas que pertençam a esses grupos se vacinem o quanto antes, pois a vacina pode levar até 15 dias para começar a produzir anticorpos contra a gripe”, ressalta a gerente de Vigilância das Doenças Imunopreveníveis e Imunização, Vanessa Vieira da Silva.
População vacinada em Concórdia
No total, incluindo os portadores de doenças crônicas, foram protegidas contra a gripe 12.068 pessoas, sendo 10.602 (76%) dos grupos prioritários. São 2.279 crianças (60%), 662 trabalhadores da saúde (74%), 354 gestantes (54%), 96 puérperas (87%) e 7.211 idosos (85%).