Audiência Pública foi realizada para expor ações futuras
O encontro, que reuniu autoridades e munícipes, foi realizado na quinta-feira, dia 23, no Centro de Eventos. Em pauta, as ações futuras do município em relação aos resíduos sólidos. Um plano, desenvolvido em parceria com a AMAUC e Consórcio Lambari, foi apresentado aos participantes.
O “Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos” foi elaborado também em outros municípios. Antes de listar ações, um diagnóstico local foi produzido, com dados e informações que apontam as necessidades de cada cidade. “Piratuba já faz o recolhimento diário, conforme rege a política nacional de resíduos sólidos, mas ações futuras serão necessárias, em função do crescimento local”, explica a engenheira Ambiental e Sanitarista, Francéllwika de Azevedo. “Este plano serve para nortear as ações futuras em relação aos resíduos, e nas audiências, a população e administradores avaliam e definem os detalhes”, completa ela.
O plano tem uma proposta de ações para os próximos 20 anos, algumas imediatas, algumas a curto, médio e a longo prazo. Dentre elas estão as campanhas de conscientização em relação ao destino dos resíduos, criação de programas de monitoramento e fiscalização, padronização de lixeiras, proibição de disposição de resíduos de construção em áreas não licenciadas, entre outros.