Palestra com um oftalmologista foi realizada na sexta-feira
A Secretaria de Saúde de Piratuba mantém programas de acompanhamento aos munícipes diabéticos. Várias ações são desenvolvidas neste sentido. Na última sexta-feira, dia 10, mais uma iniciativa reuniu as pessoas que tem o problema, para uma palestra na Unidade Mista. Os cuidados com a visão foi o tema do encontro.
O médico oftalmologista, Cristiano Detoni, é que ministrou a palestra. Ele mostrou aos presentes as complicações que o diabetes causa à visão. Também detalhou como os diabéticos devem se prevenir e mostrou as formas de tratamento. “O diabetes pode causar cegueira e é irreversível. Hoje, 30% das pessoas cegas no mundo, perderam a visão em função desta doença”, comenta o médico.
Ele também ressalta que os pacientes com diabetes precisam, pelo menos uma vez ao ano, consultar um oftalmologista para fazer o exame de fundo de olho. “É muito importante, com este exame é possível diagnosticar a retinopatia diabética, que atinge a retina. O paciente não deve esperar os sintomas aparecer para procurar o médico, pois pode ser tarde”, argumenta.
A Secretaria de Saúde ainda vai disponibilizar, sem custos aos piratubenses diabéticos dependentes de insulina, o exame de retinopatia diabética. “Nosso objetivo é oferecer todos os cuidados possíveis e esta palestra e o exame fazem parte de mais uma ação que visa orientar prevenir complicações aos diabéticos”, destaca o secretário de Saúde, Ladi Cowacicz. “Nossa equipe tem uma atenção especial com todos e além do trabalho diário, ainda busca estas alternativas para oferecer um atendimento ainda melhor”, ressalta.