Na tarde de terça-feira, dia 31, foi realizada a segunda parte da oficina do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, referente ao Polo 1 (município de Concórdia). O encontro ocorreu no auditório da Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense (AMAUC). A reunião proporcionou a tomada de decisões, visando a melhoria do sistema de gerenciamento de resíduos sólidos do município. Participaram das discussões, os membros do Comitê Diretor Local e do Grupo de Sustentação. Segundo a engenheira Sanitarista e Ambiental, Francislani Denardi Motter, os debates foram satisfatórios e produtivos.
As próximas reuniões serão realizadas apenas internamente pela equipe técnica. Neste momento do plano, os encontros com os municípios serão através das Audiências Públicas, que serão realizadas no período de 14 a 24 de abril. A Meta 4 está na fase final de elaboração.
O Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos é uma ferramenta que deverá auxiliar os municípios para que busquem, de uma forma conjunta, soluções para a coleta e a destinação final dos resíduos, atendendo a uma exigência da Legislação. O prazo para que essas adequações sejam executadas pelos municípios com até 20 mil habitantes expira em 2020. O Plano é uma previsão das ações que precisam ser executadas para que essa meta seja alcançada. As oficinas são fundamentais para a aprovação de ações indicadas pela equipe técnica responsável pela elaboração do Plano. Além disso, nestes encontros, são apontadas as necessidades específicas de prazos e prioridades de cada município.