Prefeito quer mais agricultores aderindo ao Programa de Cisternas

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

O prefeito de Arabutã, Jackson Patzlaff, esteve reunido nas últimas horas com o deputado e secretário Estadual da Agricultura, Moacir Sopelsa, solicitando que o Governo do Estado aumente o valor referente ao movimento econômico dos agricultores visando uma maior adesão aos recursos para construção de cisternas. Hoje, pode ter acesso ao programa o agricultor que tiver movimento anual na propriedade inferior a R$ 360 mil. “Nós precisamos flexibilizar esse montante”, explica o prefeito. 

Muitos produtores da região ficaram impossibilitados de aderir ao Programa do Governo do Estado por ultrapassarem o valor mínimo estipulado para adesão. “Precisamos ampliar o valor do movimento econômico. Caso isso não ocorra muitos produtores que precisam de cisternas não poderão aderir”, reitera. 

O prefeito revela que foi procurado por vários produtores que tem interesse em aproveitar a água da chuva, porém não irão aderir ao programa devido a esse limitador que é o teto máximo de movimento na propriedade. “O secretário ficou de levar o assunto para discussão no conselho estadual. Nos próximos dias teremos um desfecho com relação a essa situação”, revela. 

Patzlaff afirma que o projeto é interessante, já que na região a falta de chuva regular é comum e em alguns anos a seca acaba prejudicando a produção de suínos e aves. Com as cisternas o produtor ficará tranquilo por um período de seca prolongada e irá economizar na água.