Ação faz parte da Meta 4.
Na tarde de quarta-feira, dia 24, foi realizada a terceira oficina do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. O encontro ocorreu no auditório da Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense (AMAUC). Participaram das atividades, representantes dos polos de Lindóia do Sul e Peritiba. Na oportunidade, a equipe técnica do Plano apresentou aos municípios a projeção de todos os cenários futuros e o planejamento das ações para resolver a problemática dos resíduos sólidos em uma dimensão de 20 anos.
Segundo a coordenadora do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, Marinês Ribeiro Perondi, os principais temas tratados foram: Coleta Seletiva para o Perímetro Urbana e Destinação dos Resíduos Agrosilvopastoris para o Perímetro Rural. Além disso, outro assunto debatido foi a questão das atribuições das instituições publicações quanto à destinação dos resíduos.
Conforme Marinês, o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos vem auxiliar os municípios para que busquem, de uma forma conjunta, soluções para a coleta e a destinação final dos resíduos, atendendo a uma exigência da Legislação. O prazo para que essas adequações sejam executadas pelos municípios com até 20 mil habitantes expira em 2020. “O Plano nada mais é de que a previsão das ações que precisam ser executadas para que essa meta seja alcançada”, assinala Marinês.