Iniciou na manhã desta segunda-feira, dia 23, no auditório da Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense (AMAUC) o cronograma de oficinas do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. No encontro, foram repassadas informações a respeito do trabalho realizado até o momento na Meta 4. A atividade envolveu apenas o município de Concórdia que contempla do Polo 1. Participaram da oficina as seguintes entidades: CDL, SINDICATO RURAL, AECOM, LÍDER, EPAGRI, CÂMARA DE VEREADORES, COMITÊ DO RIO JACUTINGA, UNC CAMPUS DE CONCÓRDIA, FUNDEMA.
Conforme a engenheira sanitarista e ambiental, Francislani Denardi Motter, as oficinas que serão realizadas até quarta-feira, dia 25, objetivam apresentar e discutir as melhores soluções dentro do contexto de cada município. “As oficinas possuem suma importância na tomada de decisões com relação à aprovação de ações indicadas pela equipe técnica responsável pela elaboração do Plano, além disso, durante as atividades são apontadas as necessidades específicas de prazos e prioridades de cada município”, assinala Francislani .
A intenção é concluir a Meta 4 do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos até o final do mês de abril ou início de maio. Das cinco metas estabelecidas para o Plano, três já foram encerradas. A quarta encontra-se em fase de elaboração. A Meta I tratou sobre a divulgação e criação de um portal na Internet; a Meta II discorreu sobre o diagnóstico; a Meta III sobre os arranjos regionais; A Meta IV está trabalhando o planejamento das ações e, por fim, a Meta V contempla a divulgação do Plano.