A imunização está sendo feita na Unidade Mista de Saúde
Meninas que têm entre 09 e 11 anos de idade já podem ir até a Unidade Mista de Saúde de Piratuba para fazer a vacina e não é preciso agendar horário. A campanha faz parte do Programa Nacional de Imunização (PNI) e a vacinação é gratuita.
Todas devem estar acompanhadas pelos pais ou responsáveis e também precisam apresentar a carteirinha de vacinação. Em Piratuba, a meta é vacinar 105 meninas da faixa etária da campanha. “Nossa equipe está preparada para a tender as piratubenses. Já estamos divulgando a campanha e enviando comunicados aos pais através das escolas”, conta o secretário de Saúde, Ladi João Cowacicz. “A campanha segue até abril, mas nossa intenção é alcançar a meta ainda março”, destaca.
O HPV é transmitido durante ato sexual e é o principal causador do câncer do colo do útero, responsável pela morte de muitas mulheres. “É importante que as meninas que estão dentro desta faixa etária, dos 09 aos 11 anos, façam a vacina, é uma forma de prevenir o HPV e consequentemente evitar o câncer do colo de útero”, explica a técnica responsável pela sala de vacinas da Unidade Mista, Rita e Cássia Port. “Nós contamos com a colaboração dos pais e responsáveis, para que conscientizem as meninas e tragam ela para que façam a vacina”, ressalta Rita.
A imunização é dividida em três doses. Esta é a primeira e em seis meses a segunda é disponibilizada. A última vacina, e que completa o ciclo de prevenção, é feita somente depois de cinco anos.
Fotos – Gracieli D`Ávila