Concórdia – Prefeitos da Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense (Amauc) alinhavaram as próximas ações conjuntas em Assembleia Ordinária realizada nesta quarta-feira (11), na sede da associação em Concórdia. Também foram aprovados relatórios de atividades e o balanço geral de 2014.
Na assembleia foram colocadas em pauta questões do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Uruguai Catarinense (CIS Amauc); Consórcio Intermunicipal de Gestão Ambiental Participativa do Alto Uruguai Catarinense (Consórcio Lambari) e do Consórcio Intermunicipal de Infraestrutura Urbana e Rural (Consórcio Integrar). Os prefeitos debateram as adequações que serão necessárias para atender as novas exigências do Tribunal de Contas.
Um dos desafios que será encarado de forma regional é a implantação do Projeto Regionalizado para Monitoramento dos Poços. Segundo levantamento já realizado pela Amauc, na região há cerca de 2,5 mil poços profundos. Foi aprovado que o Consórcio Lambari será o proponente deste projeto, com o objetivo de buscar recursos junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Os municípios têm que atender à portaria 2.914/2011, ela determina que todos os poços tenham sistema de tratamento de desinfecção com cloro, responsável técnico e análises periódicas da qualidade da água.
As prefeituras da região irão caminhar juntas para atender esta exigência, a meta inicial é que seja instalado um sistema de tratamento de poço profundo em cada município, para servir de referência. Os prefeitos também mencionaram a possibilidade de buscar parcerias junto com as associações dos moradores. O Projeto de Água tratada está sendo encabeçado pelo Colegiado de Desenvolvimento Territorial.
Os prefeitos analisaram e apontaram outras prioridades de infraestrutura na solicitação que será enviada ao Ministério do Transportes, através da Federação Catarinense dos Municípios (Fecam). Destacaram a necessidade de duplicação das BR 282 e 153, da região do Mercosul; a inclusão das obras do Trevão de Irani através da construção de um viaduto; melhoria das marginais na BR 153 e adequação no trevo que dá acesso a Peritiba.
Estas reivindicações serão somadas as outras já elencadas pelas demais regiões, como por exemplo a melhoria, ampliação e recuperação dos aeroportos de Florianópolis, Joinville, Navegantes, Chapecó e Jaguaruna. “Elencamos obras necessárias que irão favorecer o escoamento da produção, trazer mais segurança e melhorar a qualidade de vida na região”, avalia a presidente da Amauc, prefeita de Seara Laci Grigolo.
Na assembleia também foi aprovada a incorporação da Amauc às demais associações que defendem o debate urgente da Reforma Política e Partidária no Congresso Nacional. Entre os temas centrais estão a coincidência das eleições, unificação dos mandatos, reeleição, voto facultativo, formas de financiamento das campanhas, entre outros.