O médico que atua no Programa de Saúde da Família de Xavantina, doutor Eduardo Bravo, realizou investimentos que serão fundamentais para diagnóstico dos pacientes do município e da região. Após concluir uma especialização em gastroenterologia, ele adquiriu de forma particular dois aparelhos que possibilitam a realização de seis novos tipos de exame, além dos que já eram oferecidos no município.
Foram seis meses de participação no curso realizado em Goiânia, que lhe capacitaram para a realização de vídeo endoscopia alta, colonoscopia, retoscopia, retossigmoidoscopia, vídeo laringoscopia e pHmetria.
De acordo com ele, “os municípios precisam de profissionais que além de consultas e atendimentos básicos, realizem exames e procedimentos que possam oferecer um diagnóstico mais concreto antes de encaminhar a um especialista”.
Além de realizar estes serviços em Xavantina, através de parceria já firmada com a Administração Municipal, Seara e Itá também já fizeram convênio e o atendimento está aberto aos demais municípios que tiverem interesse. “Os aparelhos são únicos na região e por isso exames que seriam feitos em cidades bem distantes agora podem ser realizados aqui mesmo e com menor custo para os municípios”, destacou o doutor.
Ainda poderão ser feitos atendimentos particulares também com baixo custo. “O preço cobrado para a realização dos exames tanto para as parcerias privadas, quanto públicas é o preço do SUS, para facilitar o acesso e melhorar as condições de atendimento e de saúde da população”. Os exames são feitos no Hospital São Lucas, em Xavantina.