Conselho de Assistência Social promove capacitação em três módulos

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria


Conselho de Assistência
Social promove capacitação em três módulos


Primeiro módulo será
realizado na próxima semana, nos dias 25 e 26 de agosto


 


O Conselho Municipal de Assistência Social de Concórdia, em
Parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Cidadania e
Habitação, promove um curso de capacitação para conselheiros de Assistência
Social. A capacitação também é dirigida para entidades da rede
socioassistencial inscritas no Conselho de Assistência Social, profissionais
que compõem a equipe técnica do SUAS de Concórdia e conselheiros de outras
políticas públicas afins (educação, saúde, idoso, deficiente..).  Será
dividido em três módulos, um em agosto, outro em setembro e o último em
outubro.


 


Sistema Único de Assistência Social/SUAS


Nos dias 25 e 26 de agosto será ministrado o curso “Sistema
Único de Assistência Social/SUAS”, que tratará sobre Princípios e Diretrizes,
Proteção Social Básica (CRAS: serviços, programas, projetos e benefícios),
Proteção Social Especial (CREAS: serviços, programas, projeto e usuários) e
Proteção Social Especial de Alta Complexidade. O curso será aplicado na sala de
reunião da Amauc, no Edifício Mirage, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.
             


 


Controle Social no SUAS


O curso “Controle Social no SUAS” , que vai ser 
ministrado durante todo o dia 26 setembro, na sede da Amauc, vai informar sobre
o Conselho Municipal de Assistência Social, constituição, composição,
documentação, estruturação, Plano de Ação, Regimento Interno e atribuições da
secretaria executiva, fiscalização, Conferência Municipal de Assistência
Social, Legislação Social, atribuição dos Conselheiros e a Responsabilidade
Civil.           


 


Financiamento do Sistema Único de Assistência Social-SUAS


O Curso “Entidades beneficentes de Assistência Social” vai
prestar vários esclarecimentos como “O que são entidades de atendimento,
assessoramento e defesa e garantia de direitos; a importância da inscrição das
entidades no CMAS; inscrição das entidades e organizações de assistência social
de acordo com as resoluções do CNAS nº 016-2010 e nº 10-2011 e suas alterações;
documentação, planejamento, Plano de Ação, Relatórios e equipe técnica; o CEBAS
(abordagem geral de como obter o CEBAS, modelo formulários, requerimento, Plano
de Ação e Relatórios de Atividades) e as Obrigações Assessórias futuras das
entidades”. Este curso será ministrado no dia 23 outubro, pela manhã e tarde,
na sala de sala de reuniões da Amauc.