O Plano visa gerenciar adequadamente os resíduos de
serviços de saúde
A Secretaria Municipal de Saúde por
meio da Vigilância Sanitária, informa que desde o mês de março, está em vigor a
Resolução Conjunta CONSEMA e DIVS nº 01, de 06 de dezembro de 2013, que
estabelece a obrigatoriedade do preenchimento on-line do Plano de Gerenciamento
de Resíduos em Serviços de Saúde.
Todos os serviços relacionados com o
atendimento à saúde humana ou animal, como laboratórios, funerárias, serviços
de medicina legal, drogarias e farmácias, unidades móveis de atendimento à
saúde, serviços de acupuntura, serviços de tatuagem e outros similares, estão
obrigados a preencher o formulário.
O Plano visa gerenciar
adequadamente os resíduos de serviços de saúde e os objetivos são: proteger a
saúde e o meio ambiente dos riscos gerados pelo resíduo de serviços de saúde,
diminuir a quantidade de resíduos gerados, atender à legislação e melhorar
as medidas de segurança e higiene no trabalho.
De acordo com a vigilância sanitária
estadual, a resolução foi elaborada com o intuito da formação de cadastro
informatizado, visando analisar e acompanhar a real situação dos resíduos dos
serviços de Saúde gerados nos estabelecimentos de saúde e afins no Estado,
buscando subsidiar informações para estabelecer diretrizes em prol do
gerenciamento correto destes resíduos.
Informações:
– Vigilância Sanitária
Municipal – (49) 3444-0458 / e-mail: vigilanciasanitaria@concordia.sc.gov.br
– Resolução Conjunta
CONSEMA e DIVS nº 01 –http://www.vigilanciasanitaria.sc.gov.br/phocadownload/Area_Atuacao/Saude_Ambiental/PGRRS/resoluo%20conjunta%20consema%20divs%2001%20de%202013.pdf
– Manual para
preenchimento –http://www.vigilanciasanitaria.sc.gov.br/phocadownload/Area_Atuacao/Saude_Ambiental/PGRRS/manual%20para%20preenchimento%20do%20pgrss.pdf
– Formulário – http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=9526