Participação do público masculino é numerosa
Depois do "Outubro Rosa", que atendeu mais de 400 mulheres em Piratuba, o município está fazendo sua parte na campanha que alerta os homens sobre a importância do diagnóstico precoce de doenças. Ações do "Novembro Azul" já atenderam vários munícipes neste mês. O foco da campanha é a prevenção e detecção do câncer de próstata e diabetes.
Na última quinta-feira, dia 14, lembrado como Dia Nacional do Diabetes, a equipe de Saúde fez uma parada educativa em frente à Unidade Mista. Mais de 250 homens foram atendidos. Além de receberem orientações, eles fizeram testes nutricionais, e coletaram sangue para exames de diabetes e também para o exame de próstata. "Realmente os homens estão entendendo que a prevenção e a detecção precoce das doenças, fazem a diferença na vida deles e aqui em Piratuba eles estão surpreendendo, estão participando em grande número da nossa campanha", conta a enfermeira Rita de Cássia de Oliveira. "Destes que já atendemos neste ano, 20% estão fazendo a coleta de sangue para os exames da campanha, pela primeira vez. Os homens com mais de 40 anos que ainda não compareceram, devem fazer os exames, é muito importante", orienta Rita.
A campanha segue até o final do mês e os homens podem ir até a Unidade Mista de Saúde para realizar a coleta de sangue, sem custos.
Colaboração: Para auxiliar na mobilização dos homens, a equipe de saúde distribui convites para as famílias na cidade e no interior e também solicitou aos comerciantes que decorassem os estabelecimentos com algo relacionado à campanha. O resultado foi positivo e muitos colaboraram, deixando, de alguma forma, a cor azul estampada e exposta nas vitrines e dentro dos comércios. "Essa parceria entre o setor público e o privado sempre dá bom resultados e este é um exemplo, o comércio nos auxiliou e com a soma de esforços da equipe de saúde na campanha, o público alvo está comparecendo", comenta o secretário de Saúde de Piratuba, Ladi Cowacicz.