Seara decreta situação de emergência
Estragos causados pelas fortes chuvas desta semana causaram prejuízos em todo o município
Em reunião realizada no Gabinete da Prefeita Laci Grigolo no final da manhã desta sexta-feira, entre representantes do poder executivo, Defesa Civil e demais órgãos do município foi decretada situação de emergência em Seara, através do decreto nº 645 de 25 de Outubro de 2013. Os documentos estão sendo providenciados para encaminhar a Defesa Civil Estadual. As chuvas que atingiram a região provocaram estragos no interior e também na área urbana. Todo o interior foi atingido, com queda de barreiras nas estradas gerais e acessos, entupimento da maioria dos bueiros além de danificar pontes.
Na cidade o principal problema foi o entupimento de bueiros e tubulações. Em dois casos mais graves houve deslizamento de terra no final da Avenida Anita Garibaldi, acesso a comunidade de Linha Água Bonita onde interditou a passagem de veículos e pedestres por algumas horas. Após trabalhos realizados pela Prefeitura Municipal, o acesso foi liberado no final desta manhã. Na Rua Três de Abril, onde um caminhão despencou a algumas semanas levando árvores que sustentavam a terra, houve queda de barranco levando calçada e parte da rua. O local está interditado até que obras de contenção sejam feitas no local.
De acordo com o Presidente da Defesa Civil de Seara Marco Viott haverá um esquema de monitoramento e de plantão no final de semana para atender possíveis casos de emergência, já que há previsão de chuva, principalmente para o Sábado. "Na quinta-feira, em duas horas choveu 90 milímetros, sendo que ao final do dia foram registrados cerca de 130 milímetros. Estamos trabalhando nos casos mais urgentes na cidade e interior do município. Pedimos para a população que antes de mexer em qualquer local que ofereça perigo, chame a Defesa Civil através dos telefones 3452 1649 e 8414 4841, para que nenhum acidente venha a ocorrer". Até o momento o montante dos prejuízos causados pela chuva não foi levantado.
A Prefeita Laci Grigolo, que estava em viagem a capital do estado chegou nesta manhã em Seara e destaca que esta certamente foi uma das chuvas mais fortes ocorridas no município em curto espaço de tempo. "Tínhamos um planejamento de recuperação para o interior do município e planejávamos encerrar o ano com as estradas em boas condições de tráfego. Porém com a chuva desta semana o planejamento a partir de agora será outro, o de arrumar os estragos. Pedimos a comunidade searaense um pouco de paciência que dentro do possível todos serão atendidos".
Viagem
Na visita feita a Florianópolis nesta semana, a Prefeita Laci Grigolo participou da Assembléia Geral entre FECAM e FIESC. O encontro reuniu uma centena de prefeitos, sendo que muitos se manifestaram a respeito da crise financeira e a quase totalidade admitiu que está enfrentando dificuldades para fechar as contas dos municípios. De acordo com dados da FECAM, houve um acréscimo das despesas com a manutenção de programas, ações, obras e atividades das administrações municipais e também com a celebração de convênios que implicam no aporte de contrapartidas e de auxílios na manutenção de serviços de competência das esferas federal e estadual. "A quantidade de programas cresce a cada ano, porém a transferência de recursos não é suficiente para a execução dos programas pelos municípios", comenta a Prefeita Laci.
Seara vai receber neste Sábado, 26 de Outubro em Concórdia, a partir das 10 horas no Parque de Exposições Vitor Fontana uma retroescavadeira através do Programa do Governo Federal. Todos os 269 municípios catarinenses com menos de 50 mil habitantes terão recebido retroescavadeiras. Até o final do ano, todas as prefeituras também vão receber motoniveladoras e em Fevereiro do ano que vem, o Governo Federal entregará um caminhão-caçamba traçado para cada município. As prefeituras não precisarão dar contrapartida, todo o custo será assumido pelo Governo Federal. De acordo com a Prefeita Laci Grigolo "as máquinas vão auxiliar na conservação das estradas, principalmente no atual momento que o município enfrenta".