Negociação envolveu Secretaria da Saúde de Concórdia, Hospital São Francisco, Clínica de Ortopedia e Traumatologia e Governo do Estado
Em reunião realizada no fim da tarde de sexta-feira, dia 11, que se estendeu até as 20h, a Secretaria Municipal de Saúde, o Hospital São Francisco, a Clínica de Ortopedia e Traumatologia de Concórdia e representantes do Governo do Estado chegaram a um acordo quanto aos atendimentos na área de ortopedia. "A partir de agora serão oferecidas 20 cirurgias nas diversas especialidades dentro da ortopedia (da região). Mas neste primeiro momento devem ser realizadas 25 para acelerar um pouco a fila (antigamente eram 18)", informa o secretário Alessandro Vernize.
Também ficou decidido que no ambulatório de ortopedia do Hospital São Francisco serão disponibilizadas 60 consultas novas de média e alta complexidades (antigamente eram em torno de 15) para triagem. "Vale ressaltar que é para toda a região. Ao final destes três meses conseguimos uma evolução na negociação, não é o ideal, mais já vai fluir melhor os procedimentos cirúrgicos e consultas", esclareceu Vernize.
O Hospital se propôs a repassar uma verba que vem das redes de urgência e emergência para a ortopedia. Desta forma, haverá melhor remuneração para os médicos ortopedistas. "Nós, enquanto Secretaria Municipal de Saúde, estaremos fiscalizando para que seja cumprido o que foi acordado e registrado em ata", adianta o secretário. Alessandro Vernize explica ainda que a chamada para que o Estado participasse das reuniões foi com o intuito de regularizar a situação o mais rápido possível. "Isso porque a média e alta complexidade é de responsabilidade do Estado e União", reforça.