Festival Concórdia em Dança é nesta sexta e sábado
A comissão julgadora do Festival Concórdia em Dança 2013, que será composta de profissionais especializados em dança, terá a grande responsabilidade neste fim de semana, dias 27 e 28, de escolher os melhores dançarinos do evento. São quatro jurados que fazem parte da equipe de Bia Mattar, de Florianópolis – Pedrinho Footwork Squad (danças urbanas), Fernando Dalla Nora (contemporâneo e composição), Guilherme Abilhôa (dança de salão) e Lidiani Emmerich (ballet clássico e dança de salão). Haverá apresentações de oito gêneros, no Ballet Clássico, Ballet Clássico de Repertório, Dança Contemporânea, Dança de Salão, Jazz, Danças Urbanas, Sapateado e Estilo Livre, em cinco categorias.
Conheça um pouco mais sobre cada jurado:
Guilherme Abilhôa é Formado em Educação Física pela Udesc, é professor de dança de salão desde 2000 na cidade de Florianópolis. Participou como jurado e professor de diversos festivais de dança do sul e é convidado a ministrar aulas de dança de salão por todo o País. Participou por duas vezes do quadro "Dança dos Famosos" do Domingão do Faustão, da rede Globo de Televisão. Foi presidente da Associação Catarinense de Dança de Salão e é o atual vice. É professor palestrante da Pós em Dança de Salão, em Curitiba. Em 2011 ganhou dois campeonatos em San Diego, nos Estados Unidos, e neste ano conquistou mais um título em Atlanta (EUA). É produtor de diversos eventos da área da dança e proprietário da Doppio Produções.
Lidiani Emmerich é professora de Dança Criativa, Ballet Clássico, Dança de Salão e coordenadora do Núcleo Infanto-juvenil da Cenarium, Escola de Dança de Florianópolis, desde 2005. É bailarina, coreógrafa e diretora da Grão Companhia de Dança e ainda licenciada e bacharel em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com aprofundamento em Educação Física Especial. Tem formação clássica na Escola Permanente de Dança do CIC, no Ballet Paula Castro e na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Iniciou em 2010, em parceria com Gabriel Ferreira, o desenvolvimento de sua pesquisa, que conquistou campeonatos e convites a Festivais e Congressos Nacionais de sua área. Juntos, são idealizadores da pesquisa corporal Tango Experiência e Conexão e comunicação a dois, que visam principalmente a busca de novas percepções corporais através da dança ao público em geral.
Fernando Dalla Nora é bailarino, intérprete/criador com formação clássica e contemporânea aonde teve experiência com diversos nomes reconhecidos da dança. Em São Paulo, como bailarino, estudou no Pavilhão D Centro de Artes sob direção de Ricardo Scheir, onde também participou da companhia Divina Dança, sob direção de Andrea Pivatto. Premiado como coreógrafo em importantes festivais de dança do País, como o Festival de Dança de Joinville. Ministra aulas de dança contemporânea em diversos estados do Brasil e na Argentina. É diretor do projeto Núcleo Corpóreo onde visa se aprofundar em seu autoconhecimento corporal e de seus intérpretes buscando seu próprio código;
Pedrinho Footwork Squad teve seus primeiros contatos na cultura Hip Hop, desde 1996, aos 8 anos, através de influências familiares (Pedro R. Festa). Iniciou artisticamente na cultura a partir do ano 2000, como dançarino e grande estudioso de Breaking. Desde esse período, Pedro esteve sempre pesquisando, estudando, e promovendo a cultura Hip Hop, seja como organizador de eventos, ou apenas expondo sua arte em diversos eventos do Brasil e America do Sul e recentemente também na Europa. Como B.Boy, destaca-se por estilo diferenciado e criativo, aliado com técnica, musicalidade e bastante elasticidade em sua dança. Atualmente professor no estúdio Bronx Company e integrante do Coletivo Nest Panos e do grupo Footwork Squad.
Dentre suas premiações e participações como jurado destacam-se o 1° Lugar Get on the Good Foot – Quando as Ruas Chamam 2012, em Brasília (DF); o 1º Lugar Back To The Battle 2013 em Córdoba, na Argentina; e o 1° Lugar no Batalha de Breaking Motriz 2013 1×1 , em Anápolis (GO).