Município incentiva uso de plantas medicinais.
A Administração Municipal de Presidente Castello Branco desenvolve o Programa de Implantação de Práticas Integrativas e Complementares (PICs), na Unidade Básica de Saúde. A iniciativa originou-se de um projeto desenvolvido na Escola Municipal Imigra, chamado Farmácia Viva: Conhecendo e utilizando ervas medicinais em nosso dia a dia.
O Programa é desenvolvido através de parcerias entre as Secretarias Municipais da Educação, Agricultura, Saúde de Castello Branco e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ele fomenta a produção de ervas medicinais que podem ser usadas nos mais diversos tratamentos, tornando-se mais uma opção para a prevenção e o cuidado com a saúde dos castellenses.
Várias ações estão sendo realizadas: construção de matrizeiro, construção de horto didático, exsicatas de plantas medicinais e capacitação de agentes de saúde. Destaque também para a sensibilização e capacitação dos profissionais da saúde para o uso das plantas medicinais na atenção básica. Foram realizados aproximadamente dez encontros, incluindo teleconsultoria com a farmacêutica, acupunturista e consultora em saúde do Núcleo da Telessaúde SC, Giseli Damian.
Durante o programa foram estudadas ervas como a camomila, tansagem, capim cidreira, erva luisa, melissa, cidreira rasteira, macela e folhas de laranjeira. O estudo dessas ervas partiu de um levantamento realizado pela Unidade Básica de Saúde, através das plantas medicinais mais utilizadas pela comunidade castellense. Além de serem importantes para a saúde, as ervas medicinais ajudam a resgatar a cultura do povo local, principalmente dos moradores que vivem no campo. Segundo o prefeito Cláudio Sartori, esse programa demonstra a importância do trabalho intersetorial para o desenvolvimento de ações que promovam mais qualidade de vida.