Gentileza no trânsito é tema de campanha permanente

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Presidente da Umamc faz a entrega do projeto ao prefeito em exercício

A Prefeitura de Concórdia, por meio das secretarias de Educação, Urbanismo e Obras, está apoiando a campanha "Gentileza no Trânsito – Adote essa ideia" promovida pela Umamc (União Municipal das Associações de Moradores de Concórdia) e Comseg (Conselho Municipal de Segurança). Nesta segunda-feira, dia 19, pela manhã, o prefeito em exercício, Neuri Santhier, recebeu a visita do presidente da Umamc, Jaime Bernardi. O objetivo foi entregar o projeto da campanha para o prefeito. "Na verdade, será uma campanha permanente para auxiliar na melhoria do trânsito em Concórdia em todos os sentidos", explica Bernardi. Santhier enfatizou que a Administração Municipal sempre vai apoiar campanhas educativas. "A humanização no trânsito é uma de nossas grandes metas".

Uma palestra será realizada na semana que vem com a intenção de mostrar os efeitos do álcool sobre o motorista. "Escolhemos este tema inicialmente porque um grande número de acidentes é consequência da ingestão de bebidas alcoólicas", explicou o presidente da Umamc. Ele também lembrou que em setembro se realiza a Semana do Trânsito. "Mais um motivo que nos leva a trabalhar na educação no trânsito". O pedestre também receberá orientações sobre mão de direção. "Nas cidades grandes as pessoas já têm consciência disso e aqui vamos mostrar o quão é importante".

CAMPANHA DE TRÂNSITO

O maior objetivo da campanha permanente de educação no trânsito é o respeito à vida, ao outro e ao bem-estar coletivo através do desenvolvimento de ações, tendo como referência os princípios da Política Nacional de Trânsito, incentivando a participação popular e a mobilização social na construção de um trânsito seguro para Concórdia e ainda de contribuir para a redução do cometimento de infrações e acidentes de trânsito no município.

AÇÕES

Serão realizados três encontros em horário escolar. Conta-se a participação e apresentação do Corpo de Bombeiros Voluntários de Concórdia e das polícias Civil e Militar. Os assuntos englobam conceito de cidadania, o direito de ir e vir, as regras de circulação nas vias e a utilização dos espaços públicos e privados, o conhecimento dos sinais e dos símbolos que organizam os movimentos. Outras situações serão abordadas como a violência no trânsito, a tendência pela alta velocidade, a demonstração de poder entre os condutores, a hierarquia entre os diferentes tipos de veículos, os riscos que os condutores e pedestres se dispõem a correr e as questões ambientais ligadas ao trânsito.