A 3ª edição do Concórdia Ambiental, que será realizada de 17 a 21 de setembro, trará como tema principal o "Consumo Sustentável". O evento é uma promoção da Fundação Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Fumdema) e será realizado no auditório do Centro de Eventos. Palestrantes, como a ambientalista e ex-ministra do Meio Ambiental Marina Silva, o diretor do Ministério do Meio Ambiente, Marcelo Medeiros, o deputado federal e professor universitário Pedro Uczai e outros de renome na área do meio ambiente participam do evento.
Durante o lançamento do evento, na manhã desta quarta-feira, dia 14, o prefeito em exercício, Neuri Santhier, disse em seu discurso que a Administração Municipal tem uma preocupação constante com o meio ambiente. "Hoje, a população está mais sensibilizada e há maior conscientização em relação à preservação do meio em que vivem". Para o superintendente da Fumdema (Fundação Muncipal de Defesa do Meio Ambiente), Édson Gonçalves, é a oportunidade para discutir os problemas que existem em Concórdia na área do meio ambiente. "O evento é da sociedade de Concórdia e agradeço a todos os parceiros e apoiadores". São parceiros na realização do Concórdia Ambiental, a Universidade do Contestado e o Sesc Concórdia. E muitas empresas e instituições apoiam o evento.
Assuntos ligados ao meio ambiente, dentro do tema geral, serão tratados nos cinco dias do Concórdia Ambiental, como Resíduos sólidos; Resíduos orgânicos; Legislação ambiental; Água, consumo sustentável; Gestão integrada de recursos hídricos; Produção Agroecologia e Saúde Humana; Análise do ciclo de vida; e Conceitos, impactos e estratégia de manejo para conservação da biodiversidade.
As inscrições já estão abertas para os interessados e devem ser feitas até o dia 9 de setembro através do site da UnC Concórdia (www.unc.br/concordiaambiental). O valor é simbólico, um quilo de alimento não perecível (feijão, arroz ou leite em pó), que deve ser entregue no primeiro dia do evento, no Centro de Eventos.
O Concórdia Ambiental vai reunir acadêmicos, ambientalistas, técnicos ambientais, pesquisadores e comunidade em geral. Durante os dias do evento estará aberta a Mostra Arte Vida Verde, no Espaço Multiuso do Parque de Exposições. Também estará funcionando o Café Colonial da Agricultura Familiar para uso dos participantes.