Equipamento vai ficar no Posto de Saúde do Bairro São João
O município de Seara recebeu, na quarta-feira, 17 de Julho equipamento de teledermatologia. O novo aparelho proporciona agilidade na realização de exames, emitindo laudos através da Internet. O sistema de Telemedicina conta com uma infraestrutura tecnológica que suporta o envio de exames e a emissão de laudos à distância, ou seja, por especialistas que não estejam necessariamente no mesmo local ou cidade do paciente. Este sistema de apoio à atenção básica de saúde surgiu em 2005 de uma parceria da Secretaria de Estado da Saúde (SES) com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com objetivo de facilitar o acesso do cidadão a exames médicos.
De acordo com o Gerente Operacional da Telemedicina Harlei Wagner "é feita uma fotografia da pele do paciente, carregada no portal e enviado o laudo, se for constatado câncer, a pessoa consegue fazer o tratamento no seu município, o que desafoga a agenda dos dermatologistas da capital. Caso o paciente esteja com suspeita de possuir psoríase ou hanseníase, ele realiza uma pré-consulta na cidade que tenha o aparelho de Teledermatologia. Se for constatada a doença, a pessoa é encaminhada para uma cidade onde há especialistas. Esse percurso poupa seis meses de espera para a primeira consulta. O percentual de precisão através do diagnóstico por imagem é de 94%".
O Secretário da Saúde Odair Felippe destaca que o aparelho foi entregue mediante assinatura de um termo, sem custo ao município. "Nesta primeira etapa são 100 aparelhos distribuídos e Seara está nesse grupo. A partir da próxima semana o novo equipamento já estará disponível para a população searaense. O equipamento vai ser disponibilizado no ESF 02 – Posto de Saúde do Bairro São João e uma enfermeira da unidade será responsável pelo cadastro de dados no sistema". A Prefeita Laci Grigolo salienta a importância deste tipo de atendimento no município. "O nosso objetivo é melhorar cada vez mais a área da saúde. Em Seara já disponibilizamos a população exames de ultrassom, Raio X, mamografia e eletrocardiograma e a partir de agora as pessoas terão acesso a mais este importante tipo de exame, o qual serve para detectar doenças de pele".
O que é a Telemedicina?
A Telemedicina pode ser definida como o conjunto de tecnologias e aplicações que permitem a realização de ações médicas à distância. Em Santa Catarina, este sistema nasceu com o objetivo de facilitar o acesso do cidadão a seus exames.