Produção de frangos tem qualidade garantida
Os mais de 50 avicultores de Piratuba receberam no final da última semana, o registro de enquadramento na legislação sanitária prevista no Plano Nacional da Sanidade Avícola, (PNSA). O documento, que certifica que os proprietários de aviários estão dentro das normas, foi entregue pela Cidasc, com participação da BRF Foods, indústria da qual os produtores de Piratuba são integrados.
Desde dezembro de 2012 o Ministério da Agricultura estabeleceu o plano, com normas de conduta para que os produtores previnam doenças nos aviários. As medidas exigem que os aviários sejam cercados, tenham o controle de visitas, controle de pragas e sistema de desinfecção dos veículos que entram na propriedade. "Tudo isso garante que os aviários mantenham as atividades e previnam doenças nos frangos. Quem não se adequar, em breve poderá ser proibido de produzir", explica a médica veterinária da Cidasc, Fernanda Zordan Fontana.
Piratuba é um dos primeiros municípios da região a receber este registro. De acordo com o médico veterinário Felipe Fomini, do Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária (ICASA), o município se destaca na atividade. "A estrutura dos aviários é diferenciada, o capricho dos produtores, o seguimento das normas sanitárias dos avicultores daqui, garantem a qualidade nos lotes de frangos", comenta ele, que foi responsável pelas vistorias dos aviários no município.
Durante a entrega dos certificados os avicultores receberam orientações da Cidasc, para manter o registro e a qualidade na atividade. Para o prefeito de Piratuba, Claudirlei Dorini, a certificação é motivo de orgulho para o município. "A avicultura é uma atividade importante no meio rural de Piratuba, temos mais de 50 famílias inseridas e este registro mostra o comprometimento dos nossos produtores, que se preocupam e trabalham da forma correta", elogia.