Evento para discutir o cenário da atividade foi realizado em Piratuba
Avaliar a situação da atividade e apresentar propostas de sistemas de produção eficientes para os agricultores foi o objetivo do terceiro Seminário Regional do Leite, realizado na última sexta-feira, dia 12, no Centro de Eventos de Piratuba. O tema do encontro foi a sustentabilidade da cadeia de produção.
Técnicos, produtores e lideranças das regiões das SDRs de Concórdia, Seara, Joaçaba e Campos Novos participaram do evento, realizado pela Epagri, Prefeitura de Piratuba e SEAGRO-SC (Sindicato dos Engenheiros Agrônomos de Santa Catarina). Palestras voltadas ao assunto, que abordaram os desafios, o cenário d atividade, organização dos produtores e experiências de produção com sustentabilidade, fizeram parte do seminário.
De acordo com o secretário de Estado adjunto, da Agricultura e da Pesca de SC, Airton Spies, que palestrou em Piratuba, o cenário no estado é muito bom para os produtores, há procura e com isso o produto tem mais valor, mas é necessário traçar estratégias para que o estado tenha ainda mais qualidade no produto. "Hoje temos que mostrar aos produtores que as propriedades devem ser tratadas como empresas, com gestão eficiente, qualidade no produto e foco no lucro. Temos que cuidar de todos os detalhes para manter este cenário positivo", explica.
Spies também destaca que hoje o leite produzido fica no mercado interno, mas até 2015 será necessário exportar, devido ao montante produzido, e para isso é preciso garantir a qualidade.
Atualmente Santa Catarina é o quinto maior produtor de leite do Brasil e o estado ainda registra um crescimento anual de 10% na produção. Até o final de 2013 os produtores catarinenses devem chegar à casa dos três bilhões de litros.