Secretaria incentiva prática da agroindústria familiar
A Secretaria de Agricultura de Xavantina, em parceria com a Epagri, busca o fortalecimento da atividade de agroindústria familiar no município. A Copafax já conta com três produtores legalizados e o número deve aumentar para nove ainda neste ano. São produzidos diversos produtos coloniais, que auxiliam na complementação de renda para as famílias.
Para o secretário Láercio Gasparin, "além de agregar valor aos produtos, a prática gera renda, oportunidades de trabalho e uma melhor condição de vida às pessoas". Os produtos são utilizados para venda direta e institucional, especialmente para compor a merenda escolar.
O coordenador da Copafax, Adriano Battiston, aderiu a iniciativa ainda em 2005, quando seus pais iniciaram a atividade com a produção de doces e mais tarde passaram a investir também em conservas. "No início é mais complicado até você descobrir como tudo funciona, mas a partir de 2011 começamos a perceber um retorno mais expressivo, então vale a pena".
Além do auxílio com recursos, acompanhamentos e assistência com máquinas, o executivo de Xavantina prevê ainda a construção de uma casa colonial para o município. A Copafax também trabalha na busca de investimentos em maquinário junto ao Governo Federal.