Situação continua complicada no município
Após a pausa nas chuvas em Xavantina nesta semana, a Prefeitura Municipal intensificou os serviços de limpeza e recuperação das vias públicas do município. Mesmo assim, os impactos e prejuízos registrados são expressivos e devem refletir nas atividades a longo prazo.
Toda a equipe da Secretaria de Transportes, Obras e Urbanismo trabalha na recuperação das estradas, especialmente no interior do município. Segundo o secretário Ari Parisotto, "todos estão mobilizados para executar atividades como cascalhamento e tapa-buracos inclusive no fim de semana". Após a utilização de mais de 700 cargas de brita, o estoque também deverá ser renovado nestes dias.
De acordo com o prefeito municipal, Mauro Junes Poletto, "os custos para a recuperação das estradas deverá ser de mais ou menos R$ 500 mil". O impacto também foi percebido nas cooperativas de crédito, que registraram queda de 35% nos depósitos à vista.
Na agricultura estima-se que o produtor leve em torno de três meses para recuperar o ciclo de produção interrompido com as fortes chuvas. "Como as pastagens de aveia, azevém, trevo e as sobresemeaduras das pastagens perenes foram completamente comprometidas, o produtor vai ter que recomeçar a plantação", declarou o secretário Laércio Gasparin.
Na produção de leite a perda já foi de 40% com relação ao mesmo período do ano passado. A estimativa é de R$ 40 mil de prejuízo por dia.
Em função disso, o município decretou situação de emergência na quinta-feira, dia 27. Toda a documentação reunida foi encaminhada para a Defesa Civil do estado.