Projeto de Piratuba vira aula para alunos da Universidade Federal do Paraná
Acadêmicos conheceram programa da Secretaria de Saúde
Mais de 20 alunos e uma equipe de professores da Universidade Federal do Paraná – UFPR Litoral, Campus Matinhos, estiveram em Piratuba nesta segunda-feira, dia 24, para conhecer o programa "Hidroterapia e Saúde", que é desenvolvido nas piscinas da Companhia Hidromineral, pela Secretaria de Saúde. O projeto atende idosos e pacientes que apresentam problemas crônicos, com o objetivo de amenizar dores e reduzir o uso de medicamentos.
Os visitantes são acadêmicos e professores do curso de "Bacharelado em Saúde Coletiva" e a intenção da viagem até Piratuba foi conhecer um projeto alternativo de sucesso. "Nós queremos que os alunos conheçam programas de saúde e terapias alternativas que apresentam resultados de verdade, queremos que eles vejam como é possível aplicar isso e Piratuba é um exemplo", explica o professor do curso, Marcos Claudio Signorelli. "Os alunos conhecem estas terapias na teoria, em sala de aula e aqui podemos mostrar a prática, isso é importante para a formação deles e não encontramos programas funcionando assim em qualquer lugar", destaca o professor.
A "aula" em Piratuba foi realmente prática. Além de acompanhar os piratubenses na hidroterapia, os alunos e professores participaram das atividades na água. "O pessoal gostou do projeto, todos participaram, acompanharam os pacientes, sanaram dúvidas e aprovaram a iniciativa. Somos exemplo para uma Universidade Federal, professores escolheram um trabalho de Piratuba para mostrar aos alunos e isso é reconhecimento de resultados", relata fisioterapeuta que coordena o projeto, Angela Brol.
O projeto:
Utilizando as piscinas de águas termais da Companhia Hidromineral de Piratuba o projeto "Hidroterapia e Saúde" reúne mais de 40 pessoas. Duas vezes por semana eles participam de aulas com acompanhamento de uma professora de Educação Física, uma fisioterapeuta e técnicas de enfermagem.
Na piscina, com temperatura natural da água acima de 38 graus, os participantes desenvolvem atividades físicas, alongamentos, fortalecimento muscular e atividades recreativas. Os profissionais ainda passam diversas orientações de saúde e controlam a pressão arterial. O objetivo do projeto é prevenir e amenizar problemas musculares e ortopédicos, aliviar as dores crônicas e diminuir o consumo de medicação. Os pacientes já relatam que não sentem mais dores nas costas ou nas articulações e diminuíram o uso medicamentos.