Encontro define projetos para a Agricultura em Xavantina
O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) de Xavantina esteve reunido na última terça-feira, dia 11, para discutir os programas e atividades da Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio do município. O presidente do CMDR, Onei Polli e mais cerca de 30 representantes das comunidades, cooperativas, associações, entidades, executivo e legislativo participaram.
De acordo com o secretário da pasta, Laércio Gasparin, "o encontro foi importante para ouvir a opinião de todos que representam as comunidades e dessa forma, se tornam uma extensão da secretaria". Depois de tomar conhecimento das atividades do setor, a reunião serviu para definir o plano de trabalho para os próximos meses da gestão.
Foram destacados no encontro todos os serviços oferecidos. Gasparin ainda aproveitou para apresentar novas propostas que depois de discutidas no encontro, devem ser avaliadas pela Administração. Entre os principais assuntos esteve a atividade de silagem, que deve sofrer mudanças quanto ao atendimento realizado nas comunidades. Segundo o secretário, as horas de serviço serão limitadas para atender um número maior de produtores. "Cada propriedade irá dispor de dois dias de silagem por ano, assim todos terão a oportunidade de participar e ainda teremos tempo hábil para os serviços de distribuição de dejeto". Com relação às 15h gratuitas de prestação de serviços que são oferecidas em conjunto pela Agricultura e pela Secretaria de Obras, Transportes e Urbanismo, a ideia é fazer em valor, em função da diferenciação de preços nas atividades. "Assim será mais justo com todos", definiu.
Outro ponto lembrado na reunião foi a situação das pessoas que estão em dívida ativa no município. Quem não quitar os débitos até 30 de novembro não deverá mais receber a prestação de serviços e perde o direito das horas gratuitas, conforme determina lei municipal.
O prefeito Mauro Junes Poletto, destacou a importância da participação dos representantes do CMDR no encontro. "Cada um conhece a sua realidade e no todo nós conseguimos trabalhar juntos". O prefeito ainda salientou a contratação de mais um médico veterinário e de um técnico agrícola, através de Concurso Público, para oferecer ajuda técnica aos produtores.