Secretaria alerta para a baixa procura pela vacina da gripe
A Secretaria Municipal de Saúde iniciou a campanha de vacinação "Concórdia contra a Gripe" na segunda-feira, às 8h. Mas, segundo o secretário Alessandro Vernize, mesmo com toda a divulgação em nível nacional, estadual e municipal, poucas pessoas estão procurando os postos de saúde e Unidade Sanitária. "Temos até agora um número muito reduzido se comparado ao esperado nos dois primeiros dias da campanha", avaliou. Segundo ele, a gripe está atingindo um maior número de pessoas neste ano e é melhor procurar se prevenir logo com a vacinação.
Apenas 5,92% das crianças de 0 a 2 anos foram levadas para receber a vacina; entre as gestantes, somente 5,56% se vacinaram; assim como 6,76% dos trabalhadores da área de Saúde. Cerca de 7,13% dos idosos compareceram aos locais de vacinação e entre as mulheres em pós-parto (puérperas) foram vacinadas 21,19%. No geral, a campanha atingiu apenas 7,13% em dois dias. "Um percentual muito baixo se temos apenas mais 10 dias para atingir o índice de mais de 17 mil pessoas".
Todas as unidades de Estratégia de Saúde da Família, postos do interior (no horário normal de atendimento de cada unidade) e Unidade Sanitária Central estarão atendendo das 7h30 às 16h30, sem fechar ao meio-dia. Os postos do interior e também para os grupos de idosos têm agenda específica. No dia 20, será realizado o Dia D de Vacinação Contra a Gripe, com atendimento das 8h às 17h em todos os locais de vacinação.
Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Concórdia
www.concordia.sc.gov.br
Jornalista Responsável: Gina Pontes
MTb/SC-000716