Pronatec torna possível se qualificar para o mercado de trabalho

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

Pronatec torna possível se qualificar para o mercado de trabalho

 

Pessoas com renda familiar de até três salários mínimos têm a oportunidade de conquistar a qualificação profissional que desejam através dos cursos do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). "É a oportunidade de aprender uma profissão, de forma gratuita, se inserir no mercado de trabalho e consequentemente, aumentar a renda da família", reforça a secretária de Desenvolvimento Social, Cidadania e Habitação, Cristiane Werlang. As inscrições para os 11 cursos ofertados devem ser feitas até a sexta-feira, dia 22, nos Centros de Referência de Ação Social (CRAS).   Alguns cursos iniciam as aulas já dia 4 de março, sendo duas vezes por semana em apenas um período do dia, com três a seis meses de duração.

 

Hoje pela manhã, em entrevista coletiva com a imprensa, muitos esclarecimentos foram feitos em conversa com representantes das empresas ofertantes dos cursos como do Instituto Federal Catarinense (IFC), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI); o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC); o Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT), além da coordenadora do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do Bairro Imperial, Tania Denise Romani, e a coordenadora do Pronatec no CRAS do Bairro Imigrantes, Josiane Spinosa Cabral.

 

No ano passado, foram ofertados cinco cursos e alguns ainda estão em andamento. "Quem termina o curso, geralmente já consegue uma vaga de trabalho por indicação", adianta a secretária. Além disso, os representantes das instituições deixaram claro que é uma capacitação igual às realizadas nos cursos técnicos das instituições, que utilizam os mesmos professores. "Os profissionais são capacitados para trabalhar como funcionários na área da indústria, assim como também estarão aptos a ser microempresários", disse Celso Furlanetto, coordenador do Núcleo de Relações com o Mercado, do Senac.  Ele destacou ainda que os alunos recebem auxílio de transporte, alimentação e todo o material de aprendizagem.

 

O Pronatec é uma ação de formação profissional voltada para inscritos no Cadastro Único. Podem se inscrever pessoas com idade entre 16 e 59 anos. São ofertadas 235 vagas em 11 cursos: Auxiliar de Cozinha (vespertino), Recepcionista (vespertino e noturno), Operador de Caixa (noturno), Operador de Retroescavadeira (noturno), Frentista (noturno), Auxiliar Administrativo (noturno), ajudante de Coleta e Entrega no Transporte de Pequenas Cargas (noturno), Padeiro e Confeiteiro (noturno), Eletricista Industrial (noturno), Operador de Computadores (noturno), Pedreiro Estrutural (noturno).

 

 

Endereços e telefones dos CRAS

CRAS Bairro Imperial: Rua Prefeito Segundo Dalla Costa, 151

Telefone: 3442-2234

CRAS Bairro Imigrantes: Travessa Bonassi, 127

Telefone: 3442-5486

 

 

Assessoria de Comunicação

Prefeitura Municipal de Concórdia

www.concordia.sc.gov.br

Jornalista Responsável: Gina Pontes

MTb/SC-000716