Lançamento da campanha "Não dê Esmolas. Dê Cidadania"

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

Lançamento da campanha "Não dê Esmolas. Dê Cidadania"

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Conselho Tutelar e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Cidadania e Habitação lançam a Campanha "Não dê esmolas. Dê Cidadania", na próxima terça-feira, dia 27 de novembro, às 9h, na sala de reuniões do gabinete do prefeito João Girardi.

Neste mesmo dia acontecerá o adesivamento de carros e a distribuição de cartazes com a marca da campanha. Segundo a secretária Cristiane Werlang, a campanha vai se estender durante o mês de dezembro com a distribuição de gibis e conscientização junto às escolas, outdoor, placas, anúncios de rádio e jornal. "A intenção é envolver todas as formas de publicidade para difundir a ideia junto à população residente ou visitante do município".

O objetivo da campanha é prevenir o ato de esmolar, por meio do encaminhamento das crianças, adolescentes ou adultos pedintes aos programas sociais do município. Também é intenção divulgar direitos e deveres, viabilizando o acesso à cidadania e participação social.  "É importante salientar que o ato de dar esmolas (comida, dinheiro, trabalho infantil) contribui com a evasão escolar, incentiva as crianças, adolescentes ou adultos a permanecerem nas ruas, além de incentivar o uso de substâncias químicas (álcool, drogas, cigarro, etc)", reforça o presidente do CMDCA, Diomar Perin.

 

ESTATUTO

 

O Estatuto da Criança e do Adolescente no artigo 4º prevê que: "É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referente à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e a convivência familiar e comunitária".

Segundo o Estatuto, as consequências de dar esmolas são graves. Além de causar dependência, mantém as crianças, adolescentes e adultos na rua e ainda acomoda a família. Também incentiva a violência, que é uma ação direta ou indireta, concentrada ou distribuída, destinada a prejudicar uma pessoa ou a destruí-la, seja em sua integridade física ou psíquica , seja em posses, seja em suas participações simbólicas.

 

Assessoria de Comunicação

Prefeitura Municipal de Concórdia

www.concordia.sc.gov.br

Jornalista Responsável: Gina Pontes

MTb/SC-000716