Museu do Esporte será instalado para mostrar conquistas dos atletas concordienses
O prefeito João Girardi deu posse à comissão especial que tem a finalidade de proceder a implantação do Museu do Esporte na manhã desta quinta-feira, dia 5, na sala de reuniões do gabinete. Muitos atletas, que foram e são destaque no esporte de Concórdia, participaram do ato. "A história do esporte concordiense deve ser sempre lembrada e o Museu do Esporte vai valorizar ainda mais os atletas que levaram o nome de Concórdia para as competições, desde as regionais até internacionais", comentou o prefeito Girardi.
O Museu do Esporte também será um incentivador de novos talentos. Para o prefeito Girardi, está se criando um espaço que possibilitará a todos conhecer mais sobre a história do esporte no município. "Concórdia é referência em várias modalidades e são atletas, em sua maioria, que saíram das escolinhas localizadas nos bairros, centro e interior". O prefeito destacou ainda que o Prêmio Prefeito Amigo da Criança, recebido em Brasília, no mês passado, também se deve ao incentivo no esporte que recebem as crianças de Concórdia. "O esporte se faz com o coração e dedicação, mas também com vontade política", ressaltou Girardi.
A comissão presidida pela servidora Marisete Paz de Oliveira vai iniciar a catalogação dos materiais disponíveis e também dos que chegarão até o Centro de Eventos. "Estamos disponibilizando uma sala para catalogar e, após este trabalho, vamos definir o local onde ficará situado o Museu do Esporte", adiantou o superintendente da Fundação Municipal de Esportes, Gil Artifon. Segundo ele, o esporte de Concórdia é muito rico e todas as pessoas que tiverem material guardado em casa, como fotos, reportagens, troféus e outros podem levar até a FMEC. Fazem parte da comissão Edson Luis Lorenzett, Cristiele Ana Finger, Ivone Marxreiter Bedin e Marcelo Soares de Campos.
Entre tantos incentivadores do esporte, dirigentes e atletas, estava presente um dos atletas que participou de uma das primeiras competições dos Jogos Abertos de Santa Catarina. "Fomos apenas com uma equipe (sem reservas) e trouxemos um título para Concórdia", contou Rubi Lunge. Para ele, o Museu é o princípio de outra atividade que vai promover ainda mais o esporte.
O ciclista Daniel Rogelin fez questão de mostrar um pouco de seu trabalho, entregando um quadro com alguns certificados de sua carreira para o prefeito João Girardi. "Tenho mais de 400 troféus e medalhas em minha casa", declarou aos presentes. Rogelin já rodou mais de 600 mil quilômetros de bicicleta, conquistando 150 vitórias em 24 anos de ciclismo. Também já participou de competições em 23 países.
Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Concórdia
Jornalista Responsável: Gina Pontes
MTb/SC-000716