Comitiva de Carazinho quer usar o modelo do aterro sanitário de Concórdia
O modelo do aterro sanitário de Concórdia está chamando a atenção de outros municípios. Nesta terça-feira, dia 3 de julho, o prefeito João Girardi recebeu a visita de uma comitiva da cidade de Carazinho (RS), que veio ao município para conhecer como é que foi planejado e executado o projeto do aterro em Concórdia. "As práticas implantadas no nosso aterro, como a triagem dos resíduos e materiais recicláveis, estão se tornando referência para outros municípios. Isto também nos motiva a melhorar cada vez mais tudo que é feito em favor do meio ambiente e da qualidade de vida de nossa população", destacou o prefeito Girardi.
O vereador Paulino de Moura, em Carazinho, foi quem reuniu o biólogo Rodrigo Ruduit, a engenheira civil Valdete Tamini e o secretário municipal de Obras Cristian Cemin para vir a Concórdia. "Estamos em época de eleição e nem podia sair da nossa cidade. Mas fiz questão de virmos conhecer o que Concórdia está executando no setor de serviços de triagem e beneficiamento do lixo destinado ao aterro sanitário. A industrialização de materiais recicláveis também é um grande exemplo a ser seguido".
O secretário Cristian Cemin disse que Carazinho já possui um local para a instalação do aterro sanitário. "Mas antes de qualquer ação, tínhamos que vir conhecer o que é feito em Concórdia. Viemos em busca de solução para nosso problema e queremos conhecer todo o processo utilizado aqui", declarou. Segundo ele, o modelo é muito atraente e é preciso conhecer toda a parte técnica para começar a operacional. "Se conseguirmos fazer o que foi feito aqui, já podemos nos contar felizes". A comitiva visitou o aterro sanitário e conheceu de perto o processo de triagem do lixo e todo o trabalho que é feito no local.
Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Concórdia
Jornalista Responsável: Gina Pontes
MTb/SC-000716