Unidade de Pronto Atendimento já tem localização definida

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

Unidade de Pronto Atendimento já tem localização definida

A Prefeitura de Concórdia recebeu parecer favorável do Ministério da Saúde para a criação e construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que vai beneficiar a população de Concórdia, com atendimento 24h. "A documentação exigida foi encaminhada, juntamente com a definição do terreno, no prazo determinado", disse o prefeito. A área destinada à obra fica no Bairro Jardim Europa, na Rua Alexandre Lorenzetti (próximo à Fiat), por ser o maior terreno disponível para a construção da UPA, já que a exigência do Ministério da Saúde é de, no mínimo, dois mil metros quadrados. 

Segundo a secretária municipal de Saúde, o acesso se tornará fácil já que a cidade está crescendo muito para aquele lado. "A Unidade de Pronto Atendimento terá 700m² de área construída e teremos terreno para amplo estacionamento e, futuramente, mais espaço para outras construções do setor da saúde ou ampliação da UPA". Segundo a secretária, é preciso pensar no futuro, "pois sempre estaremos precisando criar novos espaços de atendimento com o crescimento populacional". 

O Ministério da Saúde vai liberar em torno de R$ 1,4 milhão para a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que vai desafogar o atendimento no Pronto Socorro do Hospital São Francisco. "Acreditamos que, com a UPA, 97% dos atendimentos devem ser resolvidos na própria unidade, ficando apenas os emergenciais, que necessitam cirurgia ou internamento", explicou a secretária. A UPA fará os atendimentos pré-hospitalares e terá ambulatórios, laboratórios de análises clínicas, Raio-X, farmácia, salas de observação e de pequenos procedimentos. 

Agora, entra-se em fase de elaboração do projeto arquitetônico da unidade. "Receberemos do Ministério da Saúde uma planta que servirá como base para o projeto que será feito de acordo com o terreno em Concórdia", adianta a secretária. Com o projeto pronto, se dará a ordem de serviço e oitenta por cento dos recursos serão liberados para a obra. A unidade ainda receberá mensalmente R$ 100 mil para a manutenção.

 

 

Assessoria de Comunicação

Prefeitura Municipal de Concórdia

www.concordia.sc.gov.br

Jornalista Responsável: Gina Pontes

MTb/SC-000716