Famílias beneficiadas vão escolher as casas no dia 25
No dia 25 de junho, a partir das 13h30, no auditório do Centro de Eventos, as 205 famílias contempladas com as unidades habitacionais no Loteamento Frei Lency II poderão escolher em qual casa vão residir. Todo o processo iniciou no ano de 2009 quando a Prefeitura de Concórdia fez a adesão ao Programa Minha Casa Minha Vida. De lá para cá 43 famílias já foram beneficiadas. Sendo 14 no Loteamento Frei Lency I, entregues em 2011, e 29 casas no Bairro Nova Brasília, entregues no início deste ano. "Aderimos ao programa para beneficiar as famílias de nosso município que não poderiam ter a casa própria sem este incentivo", analisa o prefeito João Girardi.
Esta é mais uma ação que vem ao encontro do objetivo da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Habitação, que tem como prioridade a inclusão social, por meio do atendimento a famílias em situação de risco e vulnerabilidade social. "Por conta disso, a Prefeitura tem investido significativamente nos últimos anos (2001 a 2012) em conjuntos habitacionais de interesse social, bem como na regularização e urbanização de vários loteamentos ocupados anteriormente", ressaltou a secretária Cristiane Werlang. Segundo ela, a habitação não é uma questão só de acesso à moradia, mas principalmente de acesso à estrutura social no entorno do empreendimento, o que permite realizar a inclusão social. "Não é a entrega apenas de um serviço, é a entrega de um patrimônio".
O momento do sorteio da próxima segunda-feira, dia 25, é de grande expectativa para as famílias, que estão ansiosas para saber qual será a sua residência. Elas escolherão através do mapa, que estará disposto à frente, para que todos visualizem o Loteamento como um todo. "Vale frizar que as famílias elegíveis recebem até R$ 1.600,00 de renda bruta e poderão quitar a residência em até 120 meses. O valor da parcela mensal não poderá ultrapassar 10% da renda bruta familiar", esclareceu a secretária.
As famílias que vão residir no loteamento Frei Lency II foram selecionadas em agosto de 2011 e esta seleção obedeceu a critérios locais e nacionais. No mês de outubro de 2011 fez-se então o sorteio das unidades habitacionais, sendo 3% das casas destinadas para idosos e 3% para pessoas com deficiência. A partir da seleção das famílias, iniciaram as atividades do Projeto Técnico Social, coordenadas pela assistente social Neusa Pressotto Colombo, pelas quais as famílias começaram a ser preparadas para habitar as novas residências.
As reuniões contemplam a etapa pré e pós-contratual e envolvem visitas coletivas ao empreendimento; temas envolvendo o esclarecimento de dúvidas em relação à residência e contrato de financiamento. Além de trabalhar assuntos envolvendo a integração, educação ambiental, patrimonial e financeira, cursos profissionalizantes. "É também uma forma de instigar a participação, o envolvimento dos moradores na construção de seu novo local de moradia", explicou a assistente social.
Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Concórdia
Jornalista Responsável: Gina Pontes
MTb/SC-000716