Ministério da Saúde libera recursos para a construção da UPA

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

Ministério da Saúde libera recursos para a construção da UPA

 

O prefeito João Girardi anunciou na manhã desta sexta-feira que o Ministério da Saúde vai liberar em torno de R$ 1,4 milhão para a criação e construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que vai beneficiar a população de Concórdia, com atendimento 24h. Concórdia é um dos 13 municípios de Santa Catarina beneficiados com a portaria Nº 1.172, de 5 de junho de 2012. O anúncio foi feito durante assinatura da ordem de serviço para a construção do pórtico no Distrito de Santo Antônio. "Já estamos verificando um terreno, que deve ter dois mil metros quadrados para uma área construída de 700m²", disse o prefeito Girardi.

 

Para a secretária municipal de Saúde, Genair Bogoni, a Unidade vai desafogar o atendimento no Pronto Socorro do Hospital São Francisco. "Acreditamos que, com a UPA, 97% dos atendimentos devem ser resolvidos na própria unidade, ficando apenas os emergenciais, que necessitam cirurgia ou internamento". A UPA fará os atendimentos pré-hospitalares e terá ambulatórios, laboratórios de análises clínicas, Raio-X, farmácia e outros setores necessários ao pronto atendimento. "Também terá capacidade para atender cerca de 150 pacientes ao dia", acrescenta. A UPA deverá contar com o suporte do Hospital São Francisco, Samu e postos de ESF (Estratégias Saúde da Família).

 

Com a publicação da portaria, 10% da verba destinada à Unidade de Pronto Atendimento já estará liberada na próxima semana. "Até o dia 19 de junho deveremos estar com a documentação exigida encaminhada, terreno definido e parcerias (suporte) acertadas", adianta a secretária. Depois disso, a ordem de serviço deve ser assinada e 80% dos recursos serão liberados para a obra. O restante, 10% do dinheiro, virá com a conclusão da edificação. A unidade ainda receberá mensalmente R$ 100 mil para a manutenção. "Precisaremos, então, de novos médicos, clínicos gerais e pediatras, que devem ser contratados por hora-plantão, pois a UPA deverá atender ininterruptamente, 24 horas por dia". Quanto ao número de profissionais, vai depender das horas que terão disponíveis para trabalhar na unidade. Ainda não há previsão de data para o término da obra.

 

Assessoria de Comunicação

Prefeitura Municipal de Concórdia

www.concordia.sc.gov.br

Jornalista Responsável: Gina Pontes

MTb/SC-000716