Um novo futuro para o aterro sanitário de Concórdia
O aterro sanitário de Concórdia, desde 2003, é uma referência estadual em boas práticas de armazenamento do lixo doméstico e, a partir de agora, passa a ser referência também, na utilização do lixo reciclável e orgânico. "Queremos devolver a menor quantidade possível de lixo para o aterramento, aumentando a vida útil do nosso aterro sanitário e, consequentemente, preservando o meio ambiente", adiantou o prefeito João Girardi. Nesta sexta-feira, 1º de junho, às 9h30, o prefeito Girardi assina o termo de concessão de uso em caráter de exclusividade para execução de serviços de triagem, beneficiamento do lixo destinado ao aterro sanitário municipal, para a empresa Líder Materiais de Elétricos Limitada.
O principal benefício desta ação determinada pela Administração Municipal é tornar a vida útil do aterro sanitário maior que o dobro da que existe hoje. "Teremos um ganho de mais de 10 anos. Isto quer dizer que nosso aterro ainda será útil por mais de 20 anos", explica o prefeito. Ele ressalta também que todo este trabalho, além de gerar mais empregos, resulta em melhor qualidade de vida para a população. "Queremos que 50% do lixo que chega ao aterro seja reciclado e, futuramente, que chegue aos 70%. Mais adiante também daremos outro destino ao lixo orgânico, transformando-o em composto orgânico (adubo)", adiantou o prefeito Girardi.
Mas toda esta ação em prol da preservação do meio ambiente, a partir de sexta-feira, não desmotiva a separação do lixo em casa. "As pessoas devem continuar a fazê-lo e incentivar mais e mais pessoas a separar o lixo reciclável do orgânico. Tudo auxilia para que nosso meio ambiente seja preservado", adianta o superintendente da Fumdema Levi dos Santos. Escolas têm levados estudantes para visitas ao aterro sanitário. Lá, um técnico explica todo o processo que é feito com o lixo e sobre a importância da preservação da natureza. Há também uma sala de Educação Ambiental, com maquetes que explicam mais detalhadamente como é feita a triagem do lixo para as crianças e adolescentes. Para o prefeito João Girardi, as crianças são os principais agentes de disseminação da cultura da reciclagem do lixo. "A conscientização começa na infância".
A empresa deverá iniciar os serviços de triagem no prazo de dois dias a contar da Concessão de Uso. Segundo dados da Fumdema, diariamente são destinadas 35 toneladas ao Aterro Sanitário localizado em Lajeado Crescêncio. "Apenas 27% dos domicílios fazem a separação do lixo reciclável, que são destinados à coleta do caminhão da Colibri e também de catadores que revendem para empresas que reciclam lixo", declara o superintendente da Fumdema. "Com o lixo reciclável vamos produzir mangueiras, eletrodutos, conexão de mangueiras e cordas", informa o empresário Rudinei Zamprônio, da empresa que vai industrializar o lixo reciclável.
Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Concórdia
Jornalista Responsável: Gina Pontes
MTb/SC-000716