CRAS de Peritiba aposta na criatividade e incentiva a geração de renda
O Centro de Referência e Assistência Social – CRAS de Peritiba oferece semanalmente aulas especiais, através de oficinas que estimulam a criatividade e se tornam fonte de renda para as famílias. Dinheiro extra para pelo menos 40 mulheres a cada três meses. "As oficinas foram criadas para beneficiar as mulheres enquadradas no Programa Bolsa Família. Oferecemos aulas diferenciadas como pintura e artesanato. O que elas aprendem aqui pode ser colocado em prática em casa e continuar gerando renda para as nossas peritibenses", destaca a professora Clarice Schmidt.
Nesta semana, as últimas aulas da Oficina de Confecção de Pedrarias em Chinelos estão sendo realizadas. Segundo o CRAS, cada chinelo confeccionado foi comercializado por R$ 25,00 em média pelas mulheres. Cada uma das alunas produziu sete pares durante os três meses de aulas. As oficinas são realizadas nas quartas e sextas-feiras, durante todo o dia. "Estar aqui faz muito bem para todas nós, além de sempre aprendermos, também cultivamos amizades importantes", afirmou a dona de casa Bárbara Provin.
Na oficina de confecção de enfeites para chinelos, o CRAS de Peritiba presenteou as alunas com um par de chinelos e pedrarias coloridas. A professora explica que é um incentivo à criatividade e a ocupação saudável para as mulheres. "Apesar de estar chegando ao fim, elas ainda buscam conhecer técnicas para aperfeiçoar o que aprenderam no período de curso", completa Clarice.
O CRAS antecipa que no dia 15 de Maio abrirá as inscrições para a Oficina de Pintura. As interessadas podem procurar a sede do Centro de Assistência que fica localizada ao lado da Prefeitura de Peritiba.
Peritiba: Trabalho em Rede é referência para Santa Catarina
Construir a solução através da união, esse é o princípio do Trabalho em Rede realizado há três anos em Peritiba. Dificilmente colocado em prática pela maioria dos municípios, a integração entre profissionais da Saúde, Assistência Social, CRAS, Conselho Tutelar, Secretaria de Educação e Conselhos Municipais é um exemplo em Peritiba.
O Trabalho em Rede visa à construção de ações em conjunto para benefício da população peritibense. "Na maioria das cidades, muitas pessoas desistem de buscar ajuda devido às dificuldades de comunicação entre os setores públicos. Os cidadãos são orientados a procurar um profissional, depois outro e assim sucessivamente. O Trabalho em Rede foi iniciado para que Peritiba não tivesse esse problema. Hoje, a atuação dos profissionais é interligada e os problemas diminuem", destaca a psicóloga Laila Seganfredo.
Através de reuniões quinzenais, o Trabalho em Rede é mantido com eficiência pelos servidores públicos de Peritiba. Na cidade é difícil encontrar quem não recebeu apoio para a solução de problemas. Se a necessidade refere-se à saúde, a equipe terá em mãos o compromisso de auxiliar. Se o problema foi iniciado pela falta de estrutura familiar, nosso grupo estará desenvolvendo todas as ações possíveis para orientar e resolver o problema.
Caracterizado por estudos de caso, discussão de usuários em comum, planejamento de ações e tomadas de decisão, o Trabalho em Rede, iniciado pela atual administração de Peritiba, possui um responsável para cada ação ou acompanhamento. Todos os resultados são avaliados também pela equipe, o que justifica a resolução dos casos-problemas. "O Trabalho em Rede evita o re-trabalho, a fragmentação e índice de falhas de comunicação entre os setores responsáveis", pontua a psicóloga Izabel Bourscheidt.